Todas as manhãs, às 4 horas, Hu Yingfu, de 84 anos, e Wang Zhangmin, de 75 anos, de Hefei, no leste da China, têm o hábito de ir correr 10 km, como o seu exercício matinal. Eles fazem isto há décadas e nada os impediu – nem o envelhecimento, nem o frio do inverno. Casados há 54 anos, Hu e Wang concluíram mais de cem maratonas no país.
No início, ambos tiveram vários problemas de saúde. Hu sofria de gastroptose e traqueíte; Wang vomitava com frequência e tinha diarreia persistente, devido aos seus problemas de estômago. Um dia, Wang seguiu a sugestão da sua amiga e começou a correr.
Wang não demorou muito a perceber que correr, ajudava-a a livrar-se dos problemas de saúde que sofria há décadas. Desde que Hu se reformou em 1997, ele seguiu também o exemplo da sua esposa para correr, resolvendo a sua gastroptose.
Em 2004, Wang, de 58 anos, participou numa prova de 1.500 metros para veteranos e foi o quarto a cortar a meta. Desde então, o casal começou a inscrever-se em todas as provas que podiam. Surgiu depois a vontade do desafio da maratona.
Em 2011, Wang e Hu correram a sua primeira maratona na Maratona Internacional de Xangai. Hu, de 74 anos, estava com os dedos dos pés ensanguentados a meio do percurso, mas ainda assim, conseguiu terminar a prova em 4h18m.
“Comecei a divertir-me depois de terminar várias maratonas. Esta sensação de realização é notável”, disse Hu à agência de notícias Xinhua. “Eu sempre fui o top 3 do meu escalão dos 70 anos. Muitos dos que são mais jovens do que eu, perderam comigo.”
O casal não consegue lembrar-se o número de medalhas que já conquistaram. No entanto, tanto Hu quanto Wang, estão convencidos de que é a procura da diversão, saúde e confiança que os mantém a correr.
A corrida também permitiu a Hu e Wang fazerem muitos novos amigos. Por exemplo, Wang Hongcai, vice-presidente da Hefei Marathon Sport Association (HMSA), afirmou que só começou a correr a maratona devido ao incentivo de Hu e Wang.
“Eu pesava 95 quilos, agora tenho 65. Correr, curou a minha hipertensão, que combati durante três anos com remédios”, disse Wang Hongcai, de 52 anos. Ele também revelou que o número total de membros registados do HMSA passou de menos de cem para mais de quatro mil, graças aos modelos de comportamento de Hu e Wang.
Em 2017, Hu e Wang participaram na Maratona Internacional de Pequim para comemorar o seu 50º aniversário de casamento, que na China também é conhecido como “Casamento de Ouro”. Naquele dia, Hu também comemorava o seu 80º aniversário. Embora Wang se tivesse lesionado um mês antes, ela ainda conseguiu terminar a prova.
A Comissão Organizadora preparou um presente especial para o casal. Os seus dorsais eram o 13.520 e o 14.520. Em chinês, “520” soa semelhante a “Eu amo o seu”, enquanto “13” e “14” combinados, soam como “a minha vida inteira”.
Uma das frases favoritas de Wang é “A vida é uma maratona”. O desporto está presente enquanto ele e a sua esposa se apoiam e seguem em frente nas suas vidas. “Cada maratona concluída tem mais 42,195 km de extensão pelo nosso amor”, disse Hu, cujo objetivo é tornar-se o maratonista mais velho do mundo. “Enquanto os nossos corações baterem, continuaremos a correr.”