A União Recreativa e Juventude de Fernão Ferro está localizada no concelho do Seixal e foi fundada em 1985. Pedro Gomes é o presidente do clube que conta na sua Secção de Atletismo com 124 atletas e um orçamento anual de quatro mil euros.
A União Recreativa e Juventude de Fernão Ferro está localizada em Fernão Ferro, concelho do Seixal.
Foi fundada em 1985 com o atletismo a aparecer em 2019. Pedro Gomes é o presidente do clube que tem 356 sócios que pagam uma quota mensal no valor de um euro.
O clube tem seis Secções em funcionamento que movimentam cerca de 270 praticantes: Atletismo, Desporto Aventura, Futsal, Jiu-Jitsu, Karaté e Columbofilia.
Secção de Atletismo com 124 atletas
Sérgio Ferreira e Andreia Botelho são os responsáveis da Secção de Atletismo que conta com 124 atletas.
Os atletas de formação participam nas provas regionais de pista e corta-mato, bem como nas provas de estrado do Troféu de Atletismo do Seixal. Os atletas adultos participam nas provas do Troféu de Atletismo do Seixal e em trails.
Duas Benjamins B em destaque
Sérgio Ferreira reconhece que o atletismo ainda tem pouco tempo de existência no clube. “Ainda estamos na fase de construção das condições ideais de treino para que os nossos atletas cheguem ao patamar de ótimos resultados. Mas na última época, tivemos o destaque de duas Benjamins B que em quase todas as provas que participaram, conquistaram um lugar no pódio e tiveram destaque a nível regional. São a Margarida Araújo e Mariana Madeira.
A União Recreativa e Juventude de Fernão Ferro conta com três treinadores, Sérgio Ferreira, Andreia Botelho e Fernando Barreto. Ainda com quatro Auxiliares, Ana Cabaço, Bruno Silva, Tânia Abreu e Jani Valente.
Mas Sérgio Oliveira refere ainda outro tipo de colaboração: “Temos treinadores e encarregados de educação como ‘auxiliares’ nos treinos para os escalões de formação. Com o apoio de cada um, conseguimos fazer algo razoável com as 46 crianças da equipa”.
“Se fossem maiores (os subsídios) certamente conseguiríamos resolver a falta de treinadores, pois quando há dinheiro tudo aparece”
Orçamento de quatro mil euros anuais
O Orçamento da Secção ronda os quatro mil euros anuais. O clube conta com vários tipos de subsídios. Segundo Sérgio Oliveira, os subsídios da Câmara Municipal do Seixal são atribuídos através dos contratos-programa, dependendo dos eventos que o clube organiza para a população, do número de atletas que participam nas provas do Troféu do Seixal, do número de atletas e treinadores que teve na época anterior. Existem também os prémios monetários atribuídos às equipas com melhor prestação no Troféu de Atletismo do Seixal, o que tem sido favorável ao clube nos últimos anos, pois foi terceiro em 2022, segundo em 2023 e primeiro por equipas em 2024.
A Junta de Freguesia de Fernão Ferro também tem apoiado bastante o clube. Na época passada, construiu um complexo simplificado de atletismo para que seja possível treinar as várias disciplinas do atletismo sem ser necessário deslocar as crianças até à pista de atletismo Carla Sacramento que fica a onze quilómetros.
A União Recreativa e Juventude de Fernão Ferro conta ainda com o apoio do comércio local na organização das suas provas. Desde a época anterior, conseguiram-se fidelizar dez patrocinadores e gerir todos os gastos da equipa com estes apoios, desde a organização das provas, aquisição de material de treino até à aquisição das camisolas da prova.
Para Sérgio Ferreira, os subsídios ainda vão sendo suficientes, tendo em consideração que a equipa de atletismo é ainda recente e com presenças apenas a nível regional. “Mas claro, que se fossem maiores certamente conseguiríamos resolver a falta de treinadores, pois quando há dinheiro tudo aparece”.
Os apoios aos atletas passam pela oferta das camisolas da prova, com a receita dos patrocinadores. Ainda, transportes ocasionais para algumas provas recorrendo aos autocarros da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Fernão Ferro.
Objetivos definidos para esta época
Os objetivos para esta época passam por conseguir fixar um treinador por cada escalão da formação e levar uma ou duas atletas a uma representação nacional.
O clube organiza anualmente duas provas, o Grande Prémio de Atletismo de Fernão Ferro e o Kids Athletics de Fernão Ferro, prova destinada aos escalões de benjamins. Ambas as provas são gratuitas e estão inseridas no Troféu de Atletismo do Seixal.
“A nossa equipa teve origem numa brincadeira em que treinavam apenas seis crianças no ringue de futsal do clube”
Falta de treinadores nos escalões de formação
As principais dificuldades na prática da modalidade residem na “falta de treinadores que estejam interessados em treinar os escalões de formação num clube pequeno como o nosso. Como tal, temos sempre de procurar junto dos encarregados de educação, quem se queira iniciar nesta aventura”.
“Mancha amarela e barulhenta”
Nas estórias engraçadas, Sérgio Ferreira recorda a forma como o clube é conhecido em em todas as provas do concelho do Seixal: “Mancha amarela e barulhenta”. A explicação é simples: “Porque somos uma equipa muito numerosa, equipados de amarelo, dos quais, muitas crianças pequenas na brincadeira e com os seus pais sempre em festa e a puxar por eles na hora da chegada à meta”.
Grande crescimento da Secção de Atletismo em apenas cinco anos
A terminar, Sérgio Ferreira quis realçar o grande crescimento que a Secção de Atletismo tem tido em apenas cinco anos de existência. “A nossa equipa teve origem numa brincadeira em que treinavam apenas seis crianças no ringue de futsal do clube, na tentativa de termos alguma presença nas provas de atletismo do concelho, provas essas em que íamos equipados com o equipamento da secção de futsal. Passados três anos, já eram cerca de 30 crianças e 40 adultos, chegando aos números de hoje de 46 crianças e 78 adultos”.