A Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) anunciou ontem a sua decisão de apelar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da decisão da World Athletics em ilibar a barenita Salwa Eid Naser.
A atleta foi ilibada em 20 de Outubro das acusações que sobre ela pendiam e que tinham a ver com faltas de localização em 12 de Março 2019, 12 de Abril 2019 e 24 de Janeiro de 2020. Mas a AIU não ficou satisfeita com a decisão, daí agora o seu recurso.
Eid Naser, de 22 anos, tinha sido suspensa provisoriamente em Junho deste ano e arriscava uma suspensão efetiva de dois anos. O tribunal disciplinar da World Athletics estudou o dossier da barenita e anulou a falha de 12 de Abril de 2019. Nesse dia, apesar de todos os seus esforços, o controlador antidoping não conseguiu encontrar o apartamento de Eid Naser, num número errado da porta onde ela reside.
O agente tentou telefonar para Naser cinco minutos antes de terminar o prazo do controlo antidoping (entre as 6 e 7 h da manhã). Mas o número que ele tinha era um antigo e ela não atendeu.