A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) alertou os atletas, especialmente aqueles no seu Grupo de Testes Registados, sobre a necessidade de fornecer informações precisas e oportunas sobre a sua localização para permitir um número suficiente de testes fora da competição.
Muitos atletas foram suspensos por não respeitarem este aviso e a AIU destacou erros comuns que os atletas cometem a este respeito, o que pode prejudicar seriamente as suas carreiras.
A AIU disse que os atletas fornecem frequentemente informações incompletas ou imprecisas, enviam as suas informações de paradeiro com atraso ou fazem atualizações injustificadas de última hora.
De acordo com a AIU, as informações de paradeiro são utilizadas para localizar os atletas para testes fora da competição, sem aviso prévio.
O órgão é responsável por testar atletas que estão no seu pool. O World Athletics Registered Testing Pool é um grupo seleto de atletas de elite, que são submetidos a testes regulares fora da competição e são responsáveis por fornecer informações de paradeiro.
Os atletas devem fornecer detalhes suficientes sobre a sua localização para que um agente possa localizá-los para testes não anunciados, sem precisar de fazer uma ligação telefónica ou pedir informações aos vizinhos.
De acordo com o SportsNow.com, a AIU insiste que os atletas podem ser testados a qualquer momento, mesmo fora do intervalo de 60 minutos normalmente destinado aos testes, e alerta que os atletas não se podem recusar a ser testados.
Recusar-se a fazer o teste significa que os atletas serão considerados positivos no teste, com uma provável suspensão de quatro anos como punição.