O ESPN, canal de televisão norte-americano, divulgou uma lista classificando os cem melhores atletas mundiais deste século. Houve 70.000 votantes, com base em desempenhos desde 2000.
Não é fácil comparar os desempenhos desportivos de modalidades tão diferentes como o futebol, atletismo, ténis, golfe, basquetebol, natação, etc.
O sprinter jamaicano Usain Bolt ficou no nono lugar. Ele tem um currículo impressionante, colecionando nove medalhas de ouro olímpicas nos seus quatro Jogos Olímpicos (ele teve que devolver uma devido à violação de doping de um companheiro de equipa na estafeta 4×100 m), e ainda detém três recordes mundiais: os 100 m, 200 m e estafeta 4×100 m. O recorde de Bolt dos 100 m mantém-se em vigor desde 2009, quando ele correu a distância em 9,58.
Nos seus últimos Jogos no Rio de Janeiro 2016, Bolt alcançou o triplo-triplo, ganhando três ouros em três Jogos Olímpicos consecutivos. Embora se tenha retirado da alta competição em 2018, as suas conquistas deixaram um legado extraordinário no mundo do atletismo.
Bolt é um dos três atletas olímpicos no top 10 da ESPN, superado apenas pelo nadador Michael Phelps, que ficou em primeiro lugar, e pela ginasta Simone Biles, em sétimo.
O atletismo está ainda representado no top 100 da ESPN pelas sprinters Allyson Felix e Shely-Ann Fraser Pryce, nos lugares 63 e 67, respetivamente.
Alison Felix esteve presente em cinco Jogos Olímpicos, conquistando sete títulos olímpicos, além de três medalhas de prata e uma de bronze. Fraser-Pryce é tricampeã olímpica e oito vezes medalhada olímpica. Aos 37 anos, a jamaicana ainda não desistiu, ela classificou-se para seus quintos e últimos Jogos em Paris.