Usain Bolt vai voltar às pistas mas apenas de uma forma ocasional. O ex-atleta retirado da alta competição em 2017, vai participar numa prova promocional de 800 metros em 13 deste mês.
Os treinos para os 800 m têm sido cansativos. “Mas quando vou para a pista e começo a treinar, não sinto tanta falta”, disse Bolt, de 34 anos. “Estou animado para treinar, competir e ver o que posso fazer.”
O melhor tempo de Bolt nos 800 metros é de 2m05s. “Eu fiz isso com os meus ténis de corrida. Se eu colocar os pregos, consigo fazer em menos de 2 minutos ”, destacou. O recorde mundial (1.40,91) pertence ao queniano David Rudisha, obtido nos JO de Londres de 2012.
A “corrida” de 13 de Julho será transmitida na sua página do Facebook. “Definitivamente, sinto um pouco a falta dela”, disse Bolt sobre a adrenalina da competição.
Para se preparar, ele anda de bicicleta e treina fazendo algo que raramente fazia: contornar a curva da pista e seguir em frente. “Só para preparar as minhas pernas para o ácido láctico e os meus pulmões para o ar de que preciso”, explicou Bolt, que acredita que ainda pode correr os 100 metros em 10,20 s. Mas o seu treinador acha que ele poderia estar mais perto dos 10,40.” Acho que um dia vamos provar isso “, disse Bolt, que estabeleceu em 2009, os seus recordes mundiais dos 100 m em 9,58 e dos 200 m em 19,19.
Bolt disse ainda que o seu breve regresso ao tartan não é um sinal de que está a deixar a porta aberta para um regresso. “Definitivamente não”, disse Bolt. “Este é um desafio único para ver se ainda o tenho. Estou tentando ser humilde e legal – Bolt deixou escapar.