O recordista mundial dos 400 m, o sul-africano Wayde Van Niekerk, gravemente lesionado num jogo de rugby no final de 2015, está completamente recuperado.
Neste verão sul-africano, o atleta de 27 anos, correu duas interessantes corridas, os 200 m em 20,31 s e os 100 m em 10,10 s, ambas em altitude em Bloemfontein.
“Nunca perdi o objetivo que tinha de recuperar-me totalmente. A minha mente sabia o que tinha que fazer para regressar e pus aí toda a minha mente e o meu coração”, disse Van Niekerk numa entrevista ao Olympic Channel.
Agora, o seu pensamento não é apenas bater o seu próprio recorde mundial dos 400 m, depois de ter superado os 43,18 s de Michael Johnson. “A minha mentalidade agora é ser um competidor e isso não é porque me tenha lesionado, mas tenho a imagem do que é ser um corredor perfeito”. O seu pensamento vai mais longe: “Creio que posso correr abaixo dos 43 segundos e ver-me tão rápido nos 100 e 200 m motivou-me, foi uma grande sensação. Tenho margem de melhoria em todas as distâncias”.
Com um recorde fixado em 43,03 s nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Van Niekerk continua a ser treinado por Ans Botha que já tem 78 anos.