O britânico Omer Ahmed foi o primeiro atleta a cortar a meta da Great Bristol Run Half-Marathon mas acabou desclassificado porque correu a prova errada! Ele estava afinal inscrito na prova de 10 km mas correu a distância maior por engano.
Os dois percursos – realizados no mesmo dia pela primeira vez – coincidiram e Ahmed seguiu o percurso errado no momento da sua separação.
A Organização disse que soube da confusão após reclamações de outros corredores.
“Omar Ahmed, que teve um desempenho impressionante no Great Bristol Run no domingo, foi infelizmente desclassificado porque foi originalmente contratado para correr a distância de 10 km e não a meia maratona”, disse a Organização.
“Todos os resultados estão sujeitos à ratificação dos juízes e, embora Ahmed tenha sido inicialmente declarado vencedor da Great Bristol Run Half Marathon de ontem, após objeções de outros atletas e investigação subsequente, ele foi agora desqualificado e os resultados reeditados. Infelizmente, como ele entrou nos 10 km como um corredor de elite e não na meia maratona, ele não participou oficialmente na meia maratona”.
O vencedor oficial acabou por ser Chris Thompson em 1h07m53s, que tinha chegado mais de quatro minutos depois de Ahmed (1h03m07s).
Paul Foster, que é presidente-executivo da The Great Run Company, disse: “Regras são regras e, neste caso, dizem que temos que desqualificar Omar. Saudamos o seu desempenho e ele foi convidado a participar na Great Manchester Run da próxima semana, como um atleta de elite”.
“Claro, também esperamos recebê-lo de volta a Bristol para a Great Bristol Run de 2022”.