A etíope Buzunesh Deba, vencedora da Maratona de Boston de 2014, recebeu finalmente o prémio monetário, depois de ter esperado dez anos após a suspensão por doping da queniana Rita Jeptoo.
Na Maratona de Boston de 2014, Buzunesh Deba foi segunda com Rita Jeptoo a vencer. No entanto, a vencedora foi desclassificada em 2016 pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) devido a doping e Deba foi coroada vencedora, mas sem receber o prémio monetário devido.
Ela esperou pacientemente durante dez anos para receber o seu dinheiro e este foi-lhe finalmente entregue, não pela Organização da prova mas por um estranho.
A Organização insistiu que deu a Rita Jeptoo todo o dinheiro, os 75.000 dólares por ter vencido a prova e 25.000 dólares extras por ter estabelecido o recorde do percurso, uma quantia que ela nunca devolveu após a sua infração de doping.
Porém, alguém, que Buzunesh Deba afirma não conhecer, decidiu reparar a falha da Organização e conceder-lhe o prémio monetário. Conforme relatado pela CBS News, Doug Guyer, formado pelo Boston College e empresário na área da Filadélfia, leu a história de Deba no Wall Street Journal e decidiu oferecer-lhe o dinheiro.
O fã da Maratona de Boston decidiu que pagaria a Deba do próprio bolso e fê-lo, enviando-lhe um cheque de 75.000 dólares.
Após a notícia, a Associação Atlética de Boston explicou que ainda está em processo de recuperação do prémio monetário de Rita Jeptoo.
Em comunicado, disseram: “A Associação Atlética de Boston defende o desporto limpo e a competição justa. Após a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, a BAA iniciou a busca pela recuperação dos prémios monetários de Rita Jeptoo”.