Este nutriente é vital para o cérebro e a saúde em geral, mas na medida certa. Se tomar suplementos sem precisar deles, pode ter problemas.
A vitamina B12 é muito boa para o cérebro e pode ajudar a melhorar a nossa memória. Mas também influencia o funcionamento adequado das células sanguíneas e dos nervos. A deficiência desta vitamina representa um sério risco de fadiga, anemia, fraqueza muscular e até sintomas de depressão.
Quantidade diária recomendada de vitamina B12
Apenas 2,4 microgramas por dia, o que é muito menos do que qualquer outra vitamina. A dose recomendada de vitamina B12 é muito baixa porque podemos armazenar até 2.500 microgramas no fígado.
Mas é difícil medir exatamente os 2,4 microgramas a menos que se utilize um aplicativo que conte miligramas e microgramas de vitaminas e minerais específicos. A maioria dos homens onívoros consome cerca de 5 microgramas por dia. Mas se é vegano, tem um problema gastrointestinal ou tem mais de 60 anos, o risco de deficiência é maior.
Suplementos de vitamina B12?
Só deve recorrer a eles se não conseguir obter B12 suficiente dos alimentos ou se estiver deficiente. Uma análise sanguínea é a única maneira de descobrir. Se for esse o seu caso, procure um suplemento passado pelo seu médico. Mas sempre tenha em mente que não precisa de uma megadose. Os especialistas recomendam um suplemento de, no máximo, 500 microgramas. O seu corpo encarregar-se-á de absorver somente o que necessita.
Como obter a quantidade certa de vitamina B12
Se comer produtos de origem animal, a quantidade será de quatro porções do tamanho da palma da mão por dia. Carne, frango, porco, ovos e frutos do mar são boas fontes. Na verdade, apenas dois mexilhões pequenos já fornecem a vitamina B12 necessária para um dia. Mas também o são, o iogurte grego e o queijo cottage. Se é vegano ou está a restringir o consumo de carne, recorra aos cereais, leite não lácteo ou fermento nutricional, um alimento vegano que tem o gosto do queijo e contém 100% da sua dose diária de B12, apenas numa colher de sopa.
Os cereais enriquecidos são aqueles aos quais, os fabricantes adicionaram minerais e vitaminas, incluindo B12. Cereais açucarados também são geralmente fortificados, mas isso não os torna necessariamente mais saudáveis.