Para muitos, será estranho falar de uma Volta ao Minho na Póvoa de Varzim. Mas é mesmo assim. A 1ª edição da Volta ao Minho tem 40 anos e as edições seguintes em 1983,1985,1987 e 1989 tiveram sempre a duração de nove dias, disputada toda ela no Minho, num total de 350 a 400 quilómetros. Houve depois um ano de intervalo e a Volta regressou com uma duração habitual de quatro dias com início na primeira quinta-feira de Setembro, com seis etapas. Por consenso, passou a disputar-se em várias regiões do país, desde Trás-os-Montes ao Alentejo.
A pandemia impediu o encontro em 2020 e 2021 e foi com muita alegria que este ano, que a família da Volta juntou mais de 70 participantes desde sexta-feira a domingo. A idade não perdoa e com a maioria a rondar os 65/70 anos de idade, muitos optaram pelas caminhadas em vez das corridas que oscilaram entre os 12 e os 14 quilómetros.
A direção da Volta ao Minho esteve a cargo do casal João Marques e Conceição Andrade, merecendo o agrado geral. Para o ano, será o regresso ao Gerês sob direção de José Ribeiro, o “pai da Volta ao Minho”.