Já se realizou em Eugene a eleição dos novos seis membros da Comissão de Atletas. Foram eleitos, a búlgara Ivet Lalova-Collio, campeã europeia dos 100 metros em 2012, com 615 votos; a ucraniana Anna Ryzhykova, medalhada de prata dos 400 m barreiras, com 607 votos; a suíça Lea Sprunger, medalha de ouro no Europeu de 2018, com 585 votos; a neerlandesa Lisanne de Witte com 560 votos; o canadiano Matthew Hughes, campeão pan-americano dos 3.000 m obstáculos, com 555 votos; e o japonês Toshikazu Yamanishi, que conquistou o título mundial dos 20 km marcha, com 494 votos.
Os membros recém-eleitos preencherão as vagas dos seguintes membros da Comissão de Atletas: o canadiano Inaki Gomez, Kim Collins de Saint Kitts e Nevis, o polaco Adam Kszczot, o alemão Thomas Rohler, a sérvia Ivana Vuleta e a australiana Benita Willis.
Os membros de saída e os recém-eleitos irão ter uma reunião de transferência em novembro deste ano, juntamente com os membros da Comissão, atualmente liderada pelo francês Renaud Lavillenie e a neo-zelandesa Valerie Adams, respetivamente presidente e vice-presidente, ambos com cargos no Conselho da World Athletics.
Desde 2019, o presidente e um outro membro da Comissão de Atletas – um homem e uma mulher – são membros votantes do Conselho da World Athletics.
As eleições de agora tinham sido adiadas por um ano devido à pandemia. Outras eleições serão realizadas no próximo ano, durante o Mundial de Budapeste, onde serão eleitos seis novos membros.
Outros seis adicionais serão também pelo Conselho da World Athletics para completar o número pretendido de 18.