A Agência Mundial Antidopagem (AMA) publicou a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2024, que foi aprovada pelo seu Comité Executivo na reunião de 22 de setembro.
A lista entra em vigor em 1 de janeiro do próximo ano e é uma das oito normas internacionais obrigatórias para todos os signatários do Código Mundial Antidopagem. Designa quais são as substâncias e métodos proibidos, dentro e fora da competição e quais são substâncias proibidas em determinados modalidades.
Principais modificações para 2024
Todas as principais modificações para 2024 estão descritas no Resumo das principais modificações e notas explicativas de 2024 , incluindo as informações específicas sobre o tramadol.
Este produto tem estado no Programa de Monitorização da WADA e os dados recolhidos através desse programa indicaram uma utilização significativa no desporto. O abuso de tramadol, com o seu risco de dependência física, transtorno por uso de opiáceos e overdoses, é motivo de preocupação em todo o mundo e fez com que fosse uma droga controlada em muitos países. Estudos de investigação financiados pela WADA, conforme referenciado na Nota Explicativa, também confirmaram o potencial do tramadol para melhorar o desempenho desportivo.
O Programa de Isenção de Uso Terapêutico
Os atletas que tenham uma razão médica legítima para usar uma substância ou método proibido que esteja na Lista, podem solicitar uma Isenção de Uso Terapêutico (AUT) para determinar se atendem aos critérios descritos no Padrão Internacional para isenções de Uso Terapêutico.