A Agência Mundial Antidoping (WADA) tinha alertado 11 Organizações Nacionais Antidoping (NADOs) de que elas tinham quatro meses para resolver as não conformidades ou então, seriam declarados não conformes.
As NADOs de Portugal, Espanha, Grécia, Irão, Letónia, Holanda, Montenegro e Uzbequistão, fizeram as melhorias necessárias para serem retiradas da lista de vigilância.
A WADA também removeu os representantes da Comunidade de Bruxelas da Bélgica, Comunidade Flamenga da Bélgica e Comunidade Francesa da Bélgica.
Apenas as NADOs da Roménia e da Comunidade Alemã da Bélgica permanecem na lista de vigilância.
As não conformidades que foram abordadas estão relacionadas com a implementação do Código Mundial Antidopagem de 2021 e os programas antidopagem das NADO.
Caso essas não conformidades não fossem solucionadas, as NADOs teriam sido declaradas não conformes.
A falta de cumprimento teria deixado as nações em questão, incapazes de receber campeonatos regionais, continentais ou mundiais organizados por grandes organizações de eventos que assinaram o Código Mundial Antidoping.
A Rússia, Indonésia, Coreia do Norte e a Tailândia são atualmente os únicos quatro países com NADOs declarados não conformes pela WADA.