O sul-africano Wayde van Niekerk, recordista mundial dos 400 m, anunciou recentemente que vai mudar-se para os Estados Unidos para treinar sob o comando do técnico norte-americano Lance Brauman, que também treina entre outros, o campeão mundial dos 200 m, Noah Lyles e a campeã olímpica dos 400 m, Shaunae Miller-Uibo.
Nenhuma data foi definida para a partida de Van Niekerk para os Estados Unidos e o seu agente Peet van Zyl, disse esta semana à Independent Media que o atleta ainda está na África do Sul.
Van Niekerk tem treinado nas últimas semanas em Bloemfontein e na Cidade do Cabo e postou vídeos e fotos na sua página do Instagram.
Questionado se isso significa que o jovem de 28 anos poderia participar na terça-feira no Athletix Invitational Meet do Athletics SA em Joanesburgo, Van Zyl disse “(isso) tudo depende de quando conseguirmos os documentos de autorização de Wayde para viajar para os Estados Unidos,” acrescentando que a situação estava fora do seu controlo.
Se Van Niekerk não receber a documentação necessária antes de terça-feira, ele poderá juntar-se a outros atletas olímpicos como Akani Simbine e Sunette Viljoen, bem como Isaac Makwala, estrela dos 400 metros do Botswana, no Estádio de Atletismo Ruimsig, em Roodepoort.