O sul-africano Wayde van Niekerk, recordista mundial dos 400 m, continua o seu regresso à forma que o notabilizou. No Campeonato Sul-Africano disputado este fim de semana em Potchefstroon, Niekerk correu os 400 m em 44,17, o seu melhor tempo desde 2017, antes de sua grave lesão no joelho direito.
Depois de ter sido quinto na final do Mundial de Eugene de 2022, Niekerk, de 30 anos, conseguiu assim, a melhor marca mundial da época. Nas eliminatórias, correu em 45,99 e depois, nas meias finais, em 44,95. Na final, ele derrotou o campeão mundial júnior Lythe Pillay, em 44,80.
Detentor do recorde mundial da modalidade com 43″03 em 2016, Van Niekerk conquistou o título de campeão mundial no ano seguinte, antes de sofrer uma grave lesão no joelho direito (ruptura do ligamento cruzado anterior e menisco também afetado) durante um jogo de rugby com intuito de beneficiência.
Van Niekerk nunca abandonou o sonho de correr abaixo dos 43 segundos, como confidenciou recentemente ao site olympics org. “Espero estar exatamente onde me imagino nas próximas Olimpíadas, com a garantia de estar pronto quando a arma disparar. Estou totalmente investido e comprometido com o treino. É muito bom voltar a correr e competir contra os melhores”, disse.