A World Athletics anunciou ontem que o Mundial de Meia Maratona de Gdynia, o meeting da Liga Diamante no Mónaco e a iniciativa “Duelos no Jardim” promovida pelo francês Renaud Lavillenie, são as candidaturas ao prémio Inspiração Covid.
O Troféu foi criado para reconhecer os esforços dos atletas e dos organizadores de competições para manter a atividade, num ano sem precedentes devido à pandemia do coronavírus.
Segundo Sebastian Coe, “A necessidade foi a mãe da invenção para todos nós neste ano de pandemia, e temos podido ver iniciativas realmente criativas de atletas e organizadores que tiveram que reinventar-se e saltar grandes obstáculos para oferecer competições a atletas e fans”.
As três candidaturas foram selecionadas por membros do Conselho Diretivo da World Athletics. O meeting do Mónaco realizou-se em 14 de Agosto, depois de superar os inconvenientes derivados das restrições do tráfico aéreo mundial e os protocolos sanitários para evitar contágios do coronavírus e viu ser obtido o recorde mundial dos 5.000 m pelo ugandês Joshua Cheptegei.
Os “Duelos no Jardim” foi uma série de três competições idealizada pelo ex-recordista mundial do salto com vara, Renaud Lavillenie. Os atletas competiam nos jardins das suas próprias casas ou nos centros de treino habituais. Segundo a World Arhletics, a experiência atraiu um milhão de espetadores em mais de 90 países.
O Mundial de Meia Maratona, previsto para Março, pôde disputar-se em 17 de Outubro na cidade polaca de Gdynia e foi o único campeonato da World Athletics disputado este ano. Na prova, a queniana Peres Jepchirchir estabeleceu um novo recorde mundial da distância em corrida só para mulheres com o tempo de 1h05m16s.
A eleição da candidatura vencedora será feita numa votação pública nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram da World Athletics até 15 deste mês. O prémio será anunciado na Gala Virtual da World Athletics em 5 de Dezembro.