A World Athletics vai introduzir o termo ‘pista curta’ para substituir as provas designadas por ‘indoor’ de modo a poder revolucionar o desporto nas pistas de 200 metros, para que não fiquem limitadas a ambientes fechados.
O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse que a mudança abriria um “mundo de oportunidades” para a modalidade e incentivaria o crescimento através de investimentos em novas infraestruturas.
“Esta mudança visa remover uma barreira não intencional à inovação da competição, oferecendo aos organizadores a hipótese de explorar soluções e oportunidades que as regras atuais podem desencorajar”, disse Coe.
“Sob este novo conceito, a pista curta de 200 m não ficará mais confinada ao ambiente interno, e um mundo de oportunidades abrirar-se-á aos organizadores de eventos realizarem competições oficiais em quaisquer instalações disponíveis”.
A nova lista de recordes mundiais proposta pelo órgão regulador inclui recordes de pista curta separados, para eventos que variam de 200 a 5.000m.
O atletismo tem sido tradicionalmente dividido entre competição ao ar livre numa pista de 400m e competição interna numa pista de 200 m. No entanto, a World Athletics disse que locais de competição híbridos, como praças da cidade, tornaram a separação “cada vez mais difícil de manter”.
O Conselho da World Athletics aprovará formalmente as mudanças nas regras na sua reunião de agosto em Budapeste. Em princípio, as novas regras entrarão em vigor em 1 de novembro.