O Conselho de Revisão de Doping da World Athletics aceitou mais 35 atletas russos com o estatuto neutro (ANA), enquanto a Federação Nacional Russa (RusAF) permanecer suspensa.
Até agora, um total de 62 atletas russos foram declarados elegíveis para competir como atletas neutros autorizados em 2021. Foram rejeitadas quatro inscrições.
Não há limite para o número de atletas russos que podem competir em competições internacionais em 2021, desde que tenham o estatuto ANA. No entanto, o Conselho concordou que até ao final de 2021, não mais do que dez atletas russos poderão estar presentes como atletas neutros autorizados em qualquer competição de Campeonatos, incluindo os JO de Tóquio, eventos da Série Mundial de Atletismo e Campeonato Europeu Sub-23 de 2021.
A RusAF pode escolher os dez atletas que podem competir entre aqueles que receberam o estatuto ANA, mas deve priorizar a seleção de atletas que estão no Grupo de Testes Registados Internacionalmente.
A participação de todos os atletas com estatuto ANA ainda está sujeita às formalidades previstas nas regras mundiais da modalidade (que podem, em alguns casos, incluir testes adicionais) e à aceitação das suas inscrições pelos organizadores individuais do evento.
Como este é um processo contínuo, a World Athletics só fará anúncios quando as decisões forem tomadas pelo Painel de Revisão de Doping com relação às solicitações bem-sucedidas e os atletas forem informados.