O Conselho de Revisão de Doping da World Athletics atualizou os seus procedimentos para as inscrições de atletas da Federação Russa de Atletismo (RusAF) para competir como Atletas Neutros Autorizados (ANAs) em eventos internacionais.
Os atletas devem enviar as suas inscrições através do RusAF, pelo menos quatro semanas antes do prazo de inscrição para a competição internacional relevante e podem ser solicitados pelo Painel de Revisão de Doping a serem submetidos a testes adicionais.
Já havia sido confirmado no início deste mês que o número de ANAs elegíveis da RusAF em grandes eventos, incluindo o Campeonato Mundial de Atletismo de pista coberta em Belgrado em Março e o Campeonato Mundial de Atletismo em Oregon em Julho, seria dobrado para 20.
Esta cota também se aplica ao Campeonato Mundial de Marcha em Muscat em Março, ao Campeonato Europeu em Munique em Agosto, ao Campeonato Mundial de Meia Maratona em Yanghzou em Novembro e ao Campeonato Europeu de Corta-Mato em Turim em Dezembro.
O RusAF deve priorizar os atletas do Grupo Internacional de Testes Registaados na sua nomeação dos 20 ANAs, e o limite será reduzido em 25 por cento para cada falha em cumprir com os requisitos do programa ANA.
Não há limite para o número de ANAs russos elegíveis para competir em outras competições internacionais, e o Painel de Revisão de Doping levará em consideração o registo de testes fora da competição dos candidatos nos 12 meses anteriores à competição, exigindo pelo menos três não observe os testes, com pelo menos três semanas de intervalo.
Isso é reduzido a dois testes fora de competição sem aviso prévio para atletas em eventos de sub-18 e sub-20, enquanto que para competições de sub-15, os atletas podem competir como ANAs sem se inscrever no Painel de Revisão de Doping.
A RusAF é obrigada a acompanhar cada inscrição com uma carta oficial e fornecer uma lista atualizada de atletas afiliados a ser publicada pela World Athletics a cada três meses no interesse da transparência sobre os inelegíveis.
A RusAF foi banidA desde novembro de 2015, após revelações de encobrimentos de doping.
O esquema da ANA foi estabelecido em 2016, mas suspenso no ano passado na sequência de novos escândalos de corrupção.
Ele foi reintegrado em março, depois De o Plano de Reintegração da RusAF ter sido aprovado pelo Conselho da World Athletics, com um limite de dez atletas russos neutros colocados em competições do campeonato.
No total, 151 atletas receberam o estatuto ANA em 2021, com seis inscrições rejeitadas.
O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, afirmou no mês passado que “um bom progresso” estava a ser feito na RusAF, embora ele também expressasse a sua preocupação com o tempo que o corpo está a levar para ver a sua suspensão levantada.