A World Athletics divulgou uma estratégia de quatro anos com o objetivo de expandir a modalidade. Foi anunciada a criação de duas novas provas, uma estafeta mista de 4×100 m e uma milha masculina com obstáculos.
Ainda não há uma data definida para a entrada em vigor destes dois novos eventos. De acordo com a World Athletics, as novas disciplinas serão testadas e consultadas antes de ser tomada qualquer decisão para introduzi-las nos campeonatos convencionais. Se não testarem bem, não serão introduzidas. É possível que surjam no Campeonato Mundial de 2025 em Tóquio se a experiência resultar.
A estafeta mista 4×100 m foi inspirada na estafeta mista 4×400 m, que foi introduzida pela primeira vez há sete anos no Mundial de Estafetas de 2017, realizado em Nassau, Bahamas. O evento ganhou atenção significativa e foi incluído pela primeira vez na programação do Campeonato Mundial de 2019, em Doha.
A estafeta mista 4×400 m fez a sua estreia olímpica em Tóquio e tem-se mantido no programa mundial de atletismo.
A milha com obstáculos terá quatro voltas, quatro saltos na água e potencialmente 12 barreiras (sem incluir os saltos na água). No início deste mês, esta prova foi integrada no 70º aniversário de Roger Bannister Mile, no histórico Iffley Track em Oxford, Reino Unido. O vencedor gastou 4m25s.
Sebastian Coe, presidente da World Athletics, disse que a ideia por trás destes novos eventos, é criar um produto mais rápido e emocionante para milhões de pessoas assistirem, tanto no estádio como em casa. “A inovação em todas as facetas do desporto ajudará a preparar o atletismo para o futuro e a elevar a amplitude e o talento dos nossos atletas, ajudando-os e a todo o desporto a maximizar o seu potencial e valor”, disse Coe.
Além dos dois novos eventos, a World Athletics planeia reconfigurar a época anual do atletismo para concluir com um campeonato global, com o objetivo de terminar cada época ao ar livre com elegância. 2026 será o primeiro ano sem um campeonato global no calendário desde 2020. Haverá o lançamento de um novo campeonato global em anos fora do Campeonato Mundial para que os fãs da modalidade possam desfrutar de um grande evento anual.