Irina Privalova, atual presidente da Federação Russa de Atletismo (RusAF), disse que a World Athletics vai tomar uma decisão até ao próximo dia 22 sobre a possível participação da Rússia no Campeonato Europeu de Atletismo em pista coberta, entre 4 e 7 de Março na cidade polaca de Torun.
“Eles prometeram-nos que anunciarão a sua decisão antes de 22 de Fevereiro”, disse Privalova à imprensa.
Mateusz Bosiacki, porta-voz do Comité Organizador do Europeu, disse na semana passada à agência russa TASS, que os atletas russos poderão participar no Campeonato Europeu se a World Athletics lhes conceder o estatuto de Atleta Nacional Autorizado (ANA) antes de 24 de Fevereiro.
No sábado, a RusAF enviou à World Athletics um plano estratégico para a reintegração da Federação no organismo mundial.
Devido à atual suspensão da RusAF, os atletas russos não podem participar em provas internacionais, mesmo sob o estatuto neutro. No início de Dezembro, a World Athletics decidiu adiar a sua decisão sobre a concessão do estatuto neutro aos atletas russos até que o órgão regulador do atletismo mundial recebesse um plano detalhado final sobre o restabelecimento do estatuto da RusAF.
A World Athletics suspendeu a filiação à RusAF em Novembro de 2015, após uma série de violações das regras antidoping e formou uma comissão especial sobre o assunto.