A World Athletics divulgou as federações candidatas ao prémio “Federação do Ano”. São elas, as Federações do Quénia, Nova Zelândia, Palestina, Polónia, Nicarágua e Perú.
Este órgão lembra que as federações nacionais foram as primeiras a adaptar-se às novas circunstâncias causadas pela pandemia do coronavírus para garantir a continuidade da modalidade.
A World Athletics elogiou os esforços para “realizar um evento atlético edificante, desenvolvimento ou outra realização atlética”, apesar dos desafios de saúde e segurança.
“Estamos todos cientes das dificuldades que a modalidade enfrentou durante a pandemia, mas muitas das nossas federações filiadas aceitaram esse desafio de maneira brilhante e gostaríamos de reconhecer parte do trabalho excecional que fizeram para garantir que a nossa modalidade continue a prosperar nestes tempos difíceis “, disse Sebastian Coe.
“O compromisso e a criatividade demonstrados pelas nossas Federações Membros demonstram exatamente por que somos o desporto mais global do mundo e aplaudo os seus esforços”, disse ele.
Cada Confederação foi solicitada a nomear duas federações membros. Uma votação do Conselho Executivo Mundial de Atletismo selecionou os seis finalistas, um de cada zona.
O vencedor será anunciado na gala do 2020 World Athletics Awards, que será realizada virtualmente no sábado, 5 de Dezembro.