Os entusiastas do atletismo levantaram suspeitas quanto à credibilidade das regras que regem as provas de estrada com selo Platinum, após os recentes acontecimentos nas Maratonas de Xiamen e Mumbai.
As Organizações da duas maratonas e a World Athletics foram criticadas, depois de ter sido violada uma das regras das provas de estrada do World Athletics Platinum Label.
De acordo com a World Athletics, um arranjo, ato ou omissão intencional que visa uma alteração indevida de um resultado ou do curso de um evento ou competição, a fim de remover toda ou parte da natureza imprevisível do evento ou competição para obter um benefício indevido para si mesmo ou outros, é uma violação.
De acordo com uma análise feita pela Canadian Running Magazine, o ex-recordista mundial da meia maratona Kibiwott Kandie e o último vencedor Philimon Kipchumba desistiram da Maratona de Xiamen depois de terem corrido apenas 20 km, o suficiente para receber o seu prémio monetário de presença. Mais, eles pararam e posaram para fotos, apertaram a mãos e sorriram!
A Organização da prova quis chamar mais a atenção para as maratonas disputadas na China, mas o plano parece ter falhado. De acordo com outros relatos, a Organização terá convidado 22 atletas internacionais de elite, mas apenas sete deles terminaram.
Um representante da Worls Athletics justificou-se perante a Canadian Running Magazine:
“Como tenho a certeza que percebe, seja por lesão, motivos pessoais ou outros, nunca somos capazes de prever com certeza quem iniciará ou terminará uma corrida, chegue a horas do evento. As taxas de participação são um aspeto importante da nossa modalidade e de muitas outras, incluindo o ténis e o golfe.”
Entretanto, a Maratona de Mumbai, na Índia, apresentou outro exemplo de atletas de elite que cobraram prémios de presença sem resultados que se vissem. O etíope Lelisa Desisa foi a atração principal em masculinos e a dupla vencedora da Maratona de Amesterdão, a também etíope Tadelach Bekele, era o grande destaque em femininos. Ambos iniciaram a prova mas acabaram por desistir.