Sebastian Coe afirmou que a World Athletics vai garantir a presença dos atletas russos no Campeonato Mundial de Atletismo de 2022 em Oregon, nos Estados Unidos.
No ano passado, os atletas russos não puderam estar presentes em certas competições nos Estados Unidos por não terem conseguido obter vistos para entrar no país.
A campeã olímpica de salto em altura Mariya Lasitskene e a bicampeã mundial feminina do salto com vara, Anzhelika Sidorov, não puderam competir no meeting de Eugene integrado na Liga Diamante, porque os Estados Unidos recusaram-se a fornecer vistos de viagem.
Lasitskene já expressou a sua preocupação sobre se ela poderia competir no Campeonato Mundial devido ao mesmo problema.
Ela pediu à Federação Russa de Atletismo (RusAF), ao Ministério dos Desportos e ao Ministério das Relações Exteriores para apoiar as suas tentativas de poder competir e garantir que ela possa viajar para os Estados Unidos. Sebastian Coe confirmou agora que os atletas russos poderão competir em Eugene.
“Os atletas terão o direito de entrar, eles poderão obter vistos”, disse Coe, conforme noticiado pela agência de notícias estatal russa TASS .
“Isso vale também para todas as outras equipas, seremos persistentes neste assunto.
“A Comissão Organizadora Local deu-nos garantias de que este processo vai desenrolar-se de acordo com o protocolo estabelecido”.
Devido a uma decisão da Agência Mundial Antidopagem, os atletas russos competirão como Atletas Neutros Autorizados (ANAs) em competições internacionais.
Em Dezembro último, foi confirmado que o número de ANAs elegíveis da RusAF em grandes eventos, incluindo o Campeonato Mundial de Atletismo de Pista Coberta em Belgrado em Março e o Campeonato Mundial de Atletismo em Oregon em Julho, seria dobrado para 20.
Coe diz que há muito trabalho a ser feito para determinar quais os atletas que poderão competir no Campeonato em Eugene. “Ainda não decidimos quais dos atletas russos de atletismo serão capazes de se apresentar em Oregon. Há muito trabalho a ser feito nesta questão.”