O Conselho Mundial da World Athletics decidiu manter as “sanções atuais” que considera “apropriadas” e que impedem atletas russos e bielorrussos de participarem em competições internacionais devido à invasão da Ucrânia.
A World Athletics aprovou a recomendação do grupo de trabalho sobre a participação dos dois países, afirmando que “as sanções atuais são adequadas e não exigem substituição, adição ou modificação, a menos que as circunstâncias atuais se deteriorem significativamente ou um acordo de paz seja alcançado”.
Na expectativa de um possível acordo de paz, a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) está “mantendo atletas russos e bielorrussos” no seu Grupo de Controle Internacional (ICG).
Entre as sanções em vigor, a Rússia e a Bielorrússia “não podem sediar ou organizar nenhum evento de atletismo de natureza europeia ou internacional, e representantes de ambos os países não têm o direito de comparecer, falar e/ou votar nas reuniões do Congresso da World Athletics ou participar em qualquer programa de desenvolvimento ou profissional” do organismo internacional.