Sebastian Coe, presidente da Worls Athletics, falou um pouco do novo formato de competição que está a ser preparado para ser adicionado ao calendário internacional de 2026.
Numa teleconferência, Coe disse que o objetivo é criar uma competição que apresente “o melhor dos melhores” no atletismo nos anos não olímpicos e fora dos Campeonatos Mundiais.
Coe destacou a importância desse novo formato, afirmando: “Embora 2026 seja frequentemente referido como um ‘ano de descanso’ devido à ausência de Campeonatos Mundiais ou Jogos Olímpicos, o novo evento visa oferecer uma experiência nova e diferente para fãs e atletas. O objetivo final da World Athletics é incorporar esse formato ao ciclo de quatro anos das competições de atletismo.
Enquanto o formato exato ainda está a ser ajustado e considerados potenciais países a receberem a competição, o foco principal é oferecer duas ou três noites de atletismo de alta qualidade, apresentando os melhores atletas do mundo.
Especula-se que o novo formato pode ser parecido com a atual final da Liga Diamante, que convida os melhores atletas de cada meeting da Liga Diamante para competirem num evento de dois dias.
Coe é presidente da World Athletics desde 2015 e deve candidatar-se sem oposição para um terceiro mandato no próximo Congresso Mundial em Budapeste em 17 de agosto, antes do Mundial de Atletismo.
Em relação ao potencial investimento de países como a Arábia Saudita, Coe enfatizou que o seu organismo está a adotar uma abordagem cautelosa, afirmando: “A minha posição padrão é que o investimento de qualquer país ou setor que pretenda entrar na nossa modalidade, seja analisado com muito cuidado”. Ele referiu ainda que o seu organismo já recusou investimentos de determinados setores e países, indicando que qualquer potencial investimento terá de passar por uma avaliação criteriosa antes de ser aceito.