O Conselho da World Athletics criou um grupo de observação de manipulação de competição, com o objetivo de lidar com o crescente problema das falsas marcas de qualificação.
“Durante o período de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2021, a Unidade de Integridade do Atletismo recebeu 17 referências individuais de competição para investigação de marcas suspeitas de qualificação olímpica”, disse a World Athletics num comunicado.
“Como consequência, o Conselho aprovou hoje a introdução de uma ‘Lista de Observação de Manipulação da Concorrência’.
“Uma vez que isto seja estabelecido, a World Athletics poderá colocar Federações consideradas de alto risco de manipulação da competição, na lista e colocar proactivamente, condições para a aceitação de desempenhos de qualificação alcançados na jurisdição de tais federações”.
A World Athletics não reconhecerá os resultados alcançados em competições organizadas por Federações Membro na Lista de Observação de Manipulação de Competição, exceto para uma seleção de eventos oficiais. Estes, incluem campeonatos oficiais internacionais ou de área.
Também estão incluídas, as competições que fazem parte das seguintes estruturas internacionais de competição: Continental Tour, World Indoor Tour, World Race Walking Tour, World Combined Events Tour, World Cross Country Tour e as World Athletics Label Road Races.
Os Campeonatos Nacionais também podem ser aprovados desde que sejam cumpridas certas condições e sujeitas à aprovação da World Athletics.
Estes eventos devem ser assistidos por delegados de competição internacional nomeados pela World Athletics, para garantir que sejam adequadamente conduzidos.