A World Athletics anunciou que os atletas russos e bielorrussos estão suspensos de todas as competições de atletismo “no futuro próximo e com efeito imediato”, seguindo a recomendação do Comité Olímpico Internacional.
“Todos os atletas, companheiros e oficiais russos e bielorrussos serão excluídos de todos os eventos mundiais de atletismo programados para o futuro próximo e com efeito imediato”, escreveu a Organização no seu comunicado.
Eles não poderão participar do Mundial de pista coberta em Belgrado de 18 a 20 de Março, nem do Campeonato Mundial ao ar livre em Eugene (Oregon) em Julho próximo, especifica a World Athletics.
A Comissão de Atletas aprovou a decisão
Os atletas russos que competem sob bandeira neutra também estão “excluídos dos eventos mundiais de atletismo no futuro próximo”. A Federação Russa de Atletismo está suspensa desde 2015, devido a “violações de doping”.
Os dois presidentes da Comissão de Atletas da federação internacional, o francês saltador com vara Renaud Lavillenie e a neozelandesa lançadora do peso Valerie Adams, saudaram esta decisão, especifica a World Athletics no seu comunicado de imprensa.