O Conselho Mundial da World Athletics aprovou em 31 de Março uma decisão para restabelecer “o programa de Atleta Neutro Autorizado (ANA) para atletas limpos da Rússia”.
A World Athletics planeia devolver aos atletas russos todas as taxas exigidas, pagas pelas suas aplicações de estatuto neutro em 2020,anunicou o serviço de imprensa do organismo à agência russa TASS.
A lista de diretrizes para o programa ANA dos atletas russos inclui 12 disposições. De acordo com uma das disposições publicadas, a emissão do estatuto ANA para atletas maiores de 20 anos exige uma taxa de 250 dólares, enquanto para atletas menores de 20 anos, a taxa é de 100 dólares. No ano passado, foram exigidas as mesmas taxas aos atletas russos, no entanto, nenhum deles chegou a receber o estatuto de neutro em 2020.
Questionado por um correspondente da TASS se os atletas russos seriam compensados pelos seus pedidos do estatuto ANA rejeitados em 2020, o serviço de imprensa da World Athletics afirmou: “Sim, este dinheiro será devolvido aos atletas.”
Em 2021, não mais do que dez atletas poderão obter o estatuto ANA para poderem competir nos principais eventos desportivos (Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeus Sub-23), conforme decisão anterior da World Athletics.