A ex-atleta russa Yelena Isinbayeva decidiu mudar-se para Tenerife, na companhia do marido e dos dois filhos. Bicampeã olímpica e recordista mundial do salto com vara, Isinbayeva também fez parte do exército russo, onde ocupou o posto de major desde 2015.
Ao longo da sua carreira, ela manifestou várias vezes o seu apoio ao presidente Vladimir Putin, ao ponto de, em 2017, ter integrado a chamada ‘Equipa Putin’, movimento social que apoiou a sua campanha presidencial em 2018.
Em 23 de fevereiro, Volodimir Zelenski emitiu uma sanção contra quatro membros do Comité Olímpico Russo, proibindo-os de entrar no país e confiscando todos os seus bens no seu território: o tenista Shamil Tarpischev, o ex-nadador Alexander Popov, o ex-jogador de pólo aquático Vitaly Smirnov e a própria Isinbayeva.
Não percebi a notícia “Yelena Isinbayeva sancionada por Zelenski”: Isinbayeva não é ucraniana, é russa, vivia na Rússia, salvo erro em Volvogrado, é apoiante de Putin. Porque haveria ela de deixar a Rússia e mudar-se para Espanha (Tenerife) por causa das sanções do Presidente Ucraniano Zelendki?
Caro António Rocha,
Com o título do texto, procurei dar duas notícias numa. Mas respeito a sua opinião, dada de forma cortês.
Ela foi sancionada devido ao apoio público ao Putin e à guerra, mas parece que não é lá muito apoiante pois já se pirou para as Canárias. Deve se ter arrependido!!!