A venezuelana Yulimar Rojas, tetracampeã mundial do triplo salto, anunciou que não vai participar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile que se disputam entre 20 de outubro e 5 de novembro.
Yulimar Rojas justifica a sua decisão com a necessidade de se concentrar na preparação para os JO de Paris, nos quais espera renovar o seu título e defender o recorde mundial estabelecido em Tóquio.
“Após análise com a minha equipa de trabalho, decidimos recusar a participação nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 pensando em dar à Venezuela o melhor resultado nos Jogos Olímpicos de Paris”, disse Rojas num comunicado divulgado nas suas redes sociais, dirigido às autoridades desportivas, seus apoiantes e seu país.
Na carta, a atleta explicou que a prova chilena “interrompe a preparação da época de inverno, fundamental para os Jogos Olímpicos”, para a qual já se classificou em julho, quando venceu os Jogos Centro-Americanos.
“Embora saiba que é muito importante para o meu país participar em Santiago, estou a proteger a época de 2024 e não quero colocar os Jogos Olímpicos em risco, nem física nem psicologicamente”, insistiu, depois de reiterar que se trata de “uma decisão difícil” mas que é empurrada pelas circunstâncias.
Rojas sublinhou ainda que a sua época vai terminar no dia 17 deste mês, com a participação na final da Liga Diamante em Eugene, após a qual, considera “importante descansar e recuperar forças” para 2024.
“Peço desculpas a todos os venezuelanos que já compraram os seus bilhetes para me ver saltar em Santiago 2023, mas é uma decisão muito difícil que tomamos com o objetivo de continuar a levar a alegria ao país nos Jogos Olímpicos”, disse a carta.