Atenção às verrugas!

0
345

As verrugas são pequenas formações causadas pelo vírus do papiloma humano (VPH). Apanham-se por contacto com verrugas de outras pessoas ou em locais públicos, como os balneários e pavimentos de piscinas. Normalmente, o vírus entra na pele através de um corte ou esfoladela. Pode levar dois a seis meses em incubação, embora por vezes fique latente durante anos.

As verrugas são lesões benignas mas em casos raros, elas podem tornar-se malignas ou de facto, ser lesões da pele pré-cancerígenas. Mostre ao seu médico qualquer formação de pele, especialmente uma verruga que surja após os 45 anos. Nunca aplique qualquer tipo de tratamento numa verruga que esteja inflamada ou a sangrar.

Os 5 tipos de verrugas existentes são:

  1. Verruga plantar:São verrugas que afetam os pés e são conhecidas popularmente como “olho de peixe”. Elas são semelhantes a um calo, pois costumam ser amareladas e possuem pontinhos pretos em seu interior.
  2. Verruga filiforme: São as verrugas finas e alongadas que surgem principalmente na face ou pescoço de indivíduos na terceira idade.
  3. Verruga comum:Em geral, possui menos de um centímetro de diâmetro, são firmes e geralmente apresentam uma superfície rugosa podendo ser arredondada ou irregular. Sua coloração pode ser da cor da pele, cinza, amarelada, marrom ou preta.
  4. Verruga plana:São pequenas verrugas de aparência plana que surgem em grupos. São macias e mais frequentes no rosto.
  5. Verruga genital:São verrugas que surgem na região íntima feminina ou masculina e que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Geralmente, são macias e de cor rosada.

 

Deixar Resposta