10 de Fevereiro: Aniversário de Pompílio Ferreira/Uma vida dedicada ao atletismo

0
367

Pompílio Ferreira nasceu em 10 de Fevereiro de 1944. Só soube o que era o atletismo quando entrou para o antigo INEF. Nos campeonatos universitários, ganhou todas as provas à exceção de uma, durante 5/6 anos.

Deu aulas em Coimbra e na Gaia e passou a ligar-se seriamente ao atletismo quando em 1975, foi nomeado coordenador da modalidade na zona norte e animador voluntário da pista do Inatel, então aberta às escolas e aos atletas que a quisessem utilizar.

O primeiro atleta treinado por Pompílio Ferreira foi Manuel Paiva que foi depois selecionado para a maratona do Campeonato Europeu em 1978. Trabalhou em vários clubes e orientou muitos atletas de topo. Será sempre lembrado como o treinador de Rosa Mota quando esta conquistou em Atenas 1982 a medalha de ouro, na primeira vez que as mulheres foram autorizadas a correr a maratona num Campeonato Europeu.

PompílioPara além de professor e treinador, Pompílio Ferreira também foi praticante em representação do Centro de Atletismo do Porto (CAP). Durante muitos anos, foi totalista da Meia Maratona da Nazaré, tendo chegado a fazer 1h10m50s. Também correu a Maratona tendo-se estreado em Barcelona com o tempo de 2h23m40s.

 

Esteve também ligado à fundação da Escola do Movimento em 2005 que tem no seu blogue uma referência à figura do professor e treinador:

 “É com o Professor Pompílio Ferreira, professor do antigo ISEF e treinador, que recebemos as primeiras influências e ensinamentos. Com ele tivemos o privilégio de privar enquanto nosso Professor, Treinador e Amigo. Enquanto treinador é-lhe unanimemente reconhecida a sua competência tanto a nível nacional como internacional. Para além da sua competência técnica e de ética desportiva, despertou também em nós admiração como ser humano pelos seus valores morais, honestidade, respeito pelo próximo, justiça, humildade e solidariedade”. 

PARABÉNS POMPÍLIO FERREIRA!

Deixar Resposta