O que deve saber sobre as cápsulas de sal

0
395

Nem só de água vive um corredor, principalmente quando se fazem treinos longos. A perda de eletrólitos (fontes de energia que ajudam a hidratação) no exercício pode levar à diminuição das concentrações sanguíneas de sódio e ocasionar a hiponatremia, provocando vómitos, náuseas e tonturas. A resposta para evitar problemas desse tipo durante um treino ou uma prova cabe dentro do bolso e não pesa quase nada: as cápsulas de sal.

De que são feitas as cápsulas de sal?

São suplementos compostos geralmente por sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo. Têm utilização recomendada em provas de longa distância ou treinos intensos, nos quais é necessário repor eletrolitos de forma eficiente.

Podem ser substituídas pelo sal de cozinha?

Não. Muitos atletas utilizam sal de cozinha, mas é importante deixar claro que não é a mesma coisa. Sal de cozinha é composto por cloreto de sódio apenas. Portanto, não possui os outros minerais presentes na cápsula.

O que evitam as cápsulas de sal?

A função da cápsula está associada à prevenção de cãibras e da hiponatremia, condição em que o nível de sódio no sangue cai abaixo de 130 mmlo/l, gerando desde náuseas até perda da consciência, convulsões e paragens cardíacas.

O tempo de consumo

A recomendação de utilização depende do tempo da atividade e da intensidade do suor. Varia entre uma a duas cápsulas (depende da concentração de sódio da cápsula e se o atleta utiliza bebidas isotónicas) a cada uma ou duas horas de prova. Atletas que ficam com manchas brancas na roupa ou que observam a presença de grânulos de sal no corpo têm uma necessidade maior de reposição.

Todos podem consumir?

Atletas hipertensos precisam consultar um médico, pois a utilização desse tipo de suplementação pode alterar a pressão arterial.

Cuidado com os excessos

Mas há que ter cuidado na ingestão das cápsulas de sal. As cápsulas de sal são feitas para quem pratica exercícios de longa duração, de três ou quatro horas Quando consumidos em excesso, esses produtos podem desencadear, mesmo a curto prazo, alguns sintomas indesejáveis, como edema e inchaço, por reter água entre as células. É conhecido um exemplo de um atleta do Ironman que terminou a prova mais pesado do que quando começou. Ele indagou: ‘Como eu posso terminar mais pesado?’. As cápsulas de sal geraram acúmulo da água que ele bebeu durante a prova.

A prescrição das cápsulas de sal varia em relação a cada indivíduo. A taxa de transpiração é um dos fatores levados em consideração antes de serem recomendadas. São feitas advertências contra o uso sem necessidade em competições de menor duração, como meias maratonas.

Deixar Resposta