Vanessa Fernandes nasceu em 14 de Setembro de 1985, em Perosinho, Vila Nova de Gaia.
Filha do ciclista Venceslau Fernandes, com quem treinava regularmente, iniciou-se na natação aos seis anos e começou a correr aos 13 no FC Porto. Um ano depois, optou pelo duatlo e triatlo.
Em 2001, sagrou-se vice-campeã europeia júnior de duatlo, por equipas, em Mafra. No ano seguinte, conquistou duas medalhas de bronze nos europeus de juniores de duatlo e triatlo, tendo ainda obtido o 4º lugar nos mundiais juniores de triatlo que se disputaram no México.
Em 2003, foi campeã europeia júnior na República Checa, onde também ganhou uma medalha de prata na competição por equipas. Nesse mesmo ano, foi campeã do mundo em juniores de duatlo, com a vitória alcançada na Suíça.
Ainda em 2003, foi medalha de bronze no mundial de triatlo na Nova Zelância e venceu o Triatlo Internacional do Estoril e a Taça do Mundo de Madrid.
As vitórias nunca mais pararam e quando chegou aos Jogos Olímpicos de Pequim, esteve brilhante ao conquistar a medalha de prata.
“Fechada” no Centro de Alto Rendimento do Jamor desde os 15 anos, numa rotina diária de comer, dormir e treinar, treinar, treinar, Vanessa esgotou a sua resistência mental para o desporto demasiado jovem. Antes de Pequim, veio a saber-se mais tarde, já dava sinais de grande desgaste emocional e, depois, entrou numa espiral destrutiva (que promete partilhar um dia mais tarde) que a levou a suspender a carreira, em 2011.
Dedicada apenas ao atletismo
Só voltou a competir três anos mais tarde, deixando de lado a natação e o ciclismo e dedicando-se em exclusivo ao atletismo. Participou em inúmeras provas de estrada e em corta-matos em representação do seu clube e conseguiu em 2015 em Valência, o mínimo olímpico na primeira vez que experimentou a distância da maratona.
A presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como suplente na equipa portuguesa de maratona – só podiam participar três atletas de cada nacionalidade e Vanessa era a quarta da hierarquia nacional, parece ter alimentado ainda mais o desejo da atleta do Benfica de encerrar o capítulo olímpico a competir, e não como mera “hóspede” da Aldeia Olímpica.
Foi assim com naturalidade que no início de 2017, anunciou formalmente o seu regresso ao Triatlo. Ingressou no grupo de treino do Jamor com os restantes atletas de Elite sobre a direção do amigo e treinador Lino Barruncho. Venceu recentemente o Iron Man 70.3 de Cascais.
Curriculum no Triatlo
Jogos Olímpicos
Oitava em Atenas, em 2004
Medalha de Prata em 2008, em Pequim.
Campeã do Mundo
Campeã do Mundo em 2007 de triatlo na Alemanha
Campeã do Mundo em 2007 de duatlo na Hungria
Campeã do Mundo em 2008 em duatlo
Campeã da Europa
Campeã da Europa em 2004 de triatlo em Espanha
Campeã da Europa em 2005 de triatlo em Suíça
Campeã da Europa em 2006 de triatlo na França
Campeã da Europa em 2007 de triatlo na Dinamarca
Campeã da Europa em 2008 de triatlo em Lisboa
Campeã da Europa de Sub-23
Campeã da Europa de Sub-23 em 2004 de triatlo na Hungria
Campeã da Europa de Sub-23 em 2005 de triatlo na Bulgária
Campeã da Europa de Sub-23 em 2006 na Croácia
Campeã da Europa de Sub-23 em 2008 na Espanha
Taças do Mundo
Vencedora das Taças do Mundo de Madrid em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 e de outras provas da Taça do Mundo realizadas na Jordânia, Brasil, Japão, Canadá, Alemanha, Portugal, Reino Unido, China e Grécia.
– PARABÉNS VANESSA FERNANDES!