14 de Setembro: Aniversário de Vanessa Fernandes/Curriculum riquíssimo

0
145

Vanessa Fernandes nasceu em 14 de Setembro de 1985, em Perosinho, Vila Nova de Gaia.

Filha do ciclista Venceslau Fernandes, com quem treinava regularmente, iniciou-se na natação aos seis anos e começou a correr aos 13 no FC Porto. Um ano depois, optou pelo duatlo e triatlo.

Em 2001, sagrou-se vice-campeã europeia júnior de duatlo, por equipas, em Mafra. No ano seguinte, conquistou duas medalhas de bronze nos europeus de juniores de duatlo e triatlo, tendo ainda obtido o 4º lugar nos mundiais juniores de triatlo que se disputaram no México.

Em 2003, foi campeã europeia júnior na República Checa, onde também ganhou uma medalha de prata na competição por equipas. Nesse mesmo ano, foi campeã do mundo em juniores de duatlo, com a vitória alcançada na Suíça.

Ainda em 2003, foi medalha de bronze no mundial de triatlo na Nova Zelância e venceu o Triatlo Internacional do Estoril e a Taça do Mundo de Madrid.

As vitórias nunca mais pararam e quando chegou aos Jogos Olímpicos de Pequim, esteve brilhante ao conquistar a medalha de prata.

“Fechada” no Centro de Alto Rendimento do Jamor desde os 15 anos, numa rotina diária de comer, dormir e treinar, treinar, treinar, Vanessa esgotou a sua resistência mental para o desporto demasiado jovem. Antes de Pequim, veio a saber-se mais tarde, já dava sinais de grande desgaste emocional e, depois, entrou numa espiral destrutiva (que promete partilhar um dia mais tarde) que a levou a suspender a carreira, em 2011.

Dedicada apenas ao atletismo

Só voltou a competir três anos mais tarde, deixando de lado a natação e o ciclismo e dedicando-se em exclusivo ao atletismo. Participou em inúmeras provas de estrada e em corta-matos em representação do seu clube e conseguiu em 2015 em Valência, o mínimo olímpico na primeira vez que experimentou a distância da maratona.

A presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como suplente na equipa portuguesa de maratona – só podiam participar três atletas de cada nacionalidade e Vanessa era a quarta da hierarquia nacional, parece ter alimentado ainda mais o desejo da atleta do Benfica de encerrar o capítulo olímpico a competir, e não como mera “hóspede” da Aldeia Olímpica.

Foi assim com naturalidade que no início de 2017, anunciou formalmente o seu regresso ao Triatlo.

Curriculum no Triatlo

Jogos Olímpicos

Oitava em Atenas, em 2004

Medalha de Prata em 2008, em Pequim.

Campeã do Mundo

Campeã do Mundo em 2007 de triatlo na Alemanha

Campeã do Mundo em 2007 de duatlo na Hungria

Campeã do Mundo em 2008 em duatlo

Campeã da Europa

Campeã da Europa em 2004 de triatlo em  Espanha

Campeã da Europa em 2005 de triatlo em Suíça

Campeã da Europa em 2006 de triatlo na França

Campeã da Europa em 2007 de triatlo na Dinamarca

Campeã da Europa em 2008 de triatlo em  Lisboa

Campeã da Europa de Sub-23

Campeã da Europa de Sub-23 em 2004 de triatlo na Hungria

Campeã da Europa de Sub-23 em 2005 de triatlo na Bulgária

Campeã da Europa de Sub-23 em 2006 na Croácia

Campeã da Europa de Sub-23 em 2008 na Espanha

Taças do Mundo

Vencedora das Taças do Mundo de Madrid em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 e de outras provas da Taça do Mundo realizadas na Jordânia, Brasil, Japão, Canadá, Alemanha, Portugal, Reino Unido, China e Grécia.

PARABÉNS VANESSA FERNANDES!

Deixar Resposta