29 de Setembro: Aniversário de Luzia Dias/Descobrir as corridas ganhando aos rapazes!

0
1777

Luzia Dias nasceu em 29 de Setembro de 1970, em Lisboa. A sua paixão pelo atletismo vem desde os tempos de escola. Já se destacava nos corta-matos escolares mas ela gostava era de jogar basquetebol, modalidade que nunca chegou a abraçar. O atletismo acabou por aparecer aos 17 anos de forma inesperada numa colónia de férias. O monitor perguntou quem queria ir correr antes do banho na praia. Luzia foi a única rapariga a aceitar o desafio e chegou em primeiro lugar nesse dia e no seguinte.

O monitor convidou-a então para o Águias da Musgueira em 1988. Seguiu-se o SL Benfica durante cinco épocas e o Sporting, por quem ainda corre. Deixou a alta competição em 2010 e passou a correr como atleta popular, tendo vencido inúmeras provas, com destaque para a Meia Maratona Internacional da Nazaré em 2000 em 1h13m08s. Tem participado ainda nos campeonatos internacionais para veteranos.

O momento mais alto da sua carreira foi a conquista de uma medalha de bronze coletiva no Mundial de Juniores disputado em Stavenger, na Noruega.

A partir de 18 de Novembro de 2007, a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha (onde Luzia reside), passou a organizar a “Corrida Luzia Dias”, em homenagem à sua mais ilustre moradora. Nas últimas edições a prova tem sido organizada pela Junta de Freguesia do Lumiar em parceira com a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha e a Academia Musical 1º Junho.

PARABÉNS LUZIA DIAS!

Deixar Resposta