250 atletas correm Trail nos Açores no próximo sábado

0
1866

A ilha de Santa Maria, nos Açores, conhecida como Ilha do Sol, vai receber cerca de 250 atletas de 11 nacionalidades diferentes, que participam no Columbus Trail®, evento desportivo de trail running com três provas: Columbus Grand Trail – 77Km, Columbus Marathon – 42Km e Columbus Half Marathon – 22Km).

A prova tem este nome por evocar a passagem do navegador Cristovão Colombo pela ilha de Santa Maria, nos últimos dias do mês fevereiro de 1493.

A primeira edição em 2016 teve 80 atletas, com o austríaco Tom Wagner a vencer a prova principal na distância de 77 km, enquanto que na prova de 42 km foi o inglês Tom Owens a vencer.

Em 2017, participaram 120 atletas com o português Armando Teixeira a merecer destaque ao completar os 77 km da ultra maratona em 07h29m19s, novo recorde para aquele percurso.

“Para Mário Leal, diretor da prova, “a ilha de Santa Maria tem um potencial inegável nos seus trilhos e a adesão em massa de atletas de elite de todo o mundo demonstra que a prova tem muito para crescer dentro do universo Azores Trail Run®. O nosso objetivo sempre foi posicionar a Columbus Trail entre as provas mais apetecíveis no arranque do ano e a presença de atletas como Thomas Farbmacher, Peter Fankouser, Lukas Sörgel, Thomas Wagner, Michelle Maier ou os portugueses Tiago Aires e Olívia Sousa demonstram que estamos no bom caminho”.

O Grand Trail tem partida e chegada em Vila do Porto. Às 6h de sábado, dia 24 de fevereiro, 61 atletas, 50 homens e 11 mulheres, partem do Forte de São Brás para completar os 77 km, com 2.740 m de desnível positivo acumulado, num tempo limite de 16 horas.

A maratona terá o seu início em Santa Bárbara e um tempo limite de nove horas.

A meia maratona partirá da Ermida Nª Srª Fátima, com um tempo limite de seis horas. As três provas têm a meta instalada no centro de Vila do Porto.

 

Deixar Resposta