27 de Dezembro: Aniversário de Alberto Maravilha/Campeão nacional e europeu no Corta-Mato e Estrada

0
789

Alberto Maravilha nasceu em 27 de Dezembro de 1965, em Lourenço Marques, Maputo, após a independência de Moçambique. Filho de um ciclista, quis seguir as pisadas do pai e depois ser jogador de futebol. Mas acabou no atletismo, começando cedo a dar nas vistas. No Alfandeguense, sagrou-se vice-campeão nacional júnior em corta-mato. Transferiu-se depois para o FC Porto, onde esteve entre 1985 e 1990.

Na época de 1991, veio para Lisboa quando entrou para a Guarda Fiscal, passando a representar o  Sporting CP. Fez parte de três equipas do clube que ganharam a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, competição onde obteve como melhor classificação um 4º lugar, em 1998, quando o clube foi 2º classificado. Nesse mesmo ano, conquistou a medalha de bronze nos 10. 000 m dos Campeonatos Ibero Americanos, que se realizaram em Lisboa.

Em 1995, quando se preparava para apostar na maratona, sofreu uma grave lesão que o afastou das pistas durante mais de um ano. Regressou em Dezembro do ano seguinte, ainda a tempo de ajudar o Sporting a ganhar mais um campeonato nacional de Corta Mato. Recuperou a sua melhor forma, até voltar a ser um elemento importante em algumas vitórias do clube onde esteve até ao final do ano 2000.

Esteve depois no GDR Conforlimpa, ao serviço do qual foi campeão nacional de Estrada em 2000, no Pasteleira e no JOMA.

No Corta Mato, esteve presente em nove Campeonatos do Mundo e em cinco Campeonatos da Europa, tendo integrado as equipas de Portugal que foram campeãs europeias em 1994 e 1997.

Representou Portugal em três edições do Challenge Europeu de 10.000 m, obtendo como melhor classificação um 12º lugar, em 2001, tendo contribuído para a conquista de duas medalhas de prata nesta competição.

Também fez parte da seleção nacional que conquistou a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Estafetas disputado no Funchal em 1992. Venceu inúmeras provas de estrada.

PARABÉNS ALBERTO MARAVILHA!

Deixar Resposta