Ao contrário do que sucedeu na semana anterior com a Meia Maratona dos Descobrimentos, foi numa linda manhã que se disputou uma das provas mais antigas do calendário nacional. Nascida em 1946, sofreu alguns interregnos, daí esta ter sido a 59ª edição.
Disputada poucas horas antes do Benfica-Sporting em futebol, a prova prometia dada a luta anunciada entre os dois eternos rivais, após as polémicas transferências no início da época. Cedo se formou um grupo com cerca de uma dezena de atletas que foi perdendo unidades até ficar reduzido a quatro no início da Avenida da Liberdade. Eram eles o sportinguista Hélio Gomes, os benfiquistas Hermano Ferreira e Tiago Costa e ainda Sérgio Dias, pai há dias e vindo da Suíça. Este foi o primeiro a ceder e Hélio Gomes impôs a sua forte ponta final, repetindo assim o triunfo obtido o ano passado no tempo de 28m41s. Hermano foi segundo a quatro segundos e Tiago Costa, terceiro a sete. Curiosamente, os três primeiros repetiram a mesma classificação do ano passado. O novo percurso foi aprovado, com uma parte final muito rápida a partir do Saldanha. Tivemos 12 atletas com menos de 30 minutos.
Nos dez primeiros lugares, tivemos quatro atletas do Benfica e quatro do Sporting. O Cmapeonato Nacional de Estrada em Janeiro próximo, promete!
Em femininos, a benfiquista Dulce Félix que correu junta com o seu treinador e companheiro Ricardo Ribas, venceu facilmente em 33m15s, com Cláudia Pereira (GFD Running) a nove segundos e a salgueirista Marisa Barros a 48.
Recorde de participantes com mais 30% do que o ano passado!
Depois do êxito do ano passado com 3.606 classificados, tivemos um novo recorde de participantes. A classificação provisória registou 4.683 classificados, um crescimento significativo de 1.077 corredores (30%). A organização esteve excelente, Carlos Moia está mais uma vez de parabéns por ter pegado numa prova que andava adormecida.
A prova foi transmitida em direto pela TVI 24.
Hélio Gomes
“Correu bem, os meus adversários venderam muito cara esta minha vitória. Suplantou as minhas expetativas mas foi muito difícil, tenho pouca experiência ainda em provas de 10 km. Na parte final, consegui impor a minha velocidade. Estou muito cansado e muito feliz”.
Dulce Félix
“Fui num ritmo mais competitivo, o objetivo era ganhar. Tentei gerir o meu ritmo, não estou ainda em boa forma mas a caminho dela”.
PEDRO FERNANDES | INDIVIDUAL
Tem 44 an os e é Técnico de Valores. Corre há quatro anos e estreou-se na Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama. Treina duas vezes por semana e não correu uma maratona este ano. Tem três pares de sapatos e correu esta prova com uns New Balance. Não tem GPS e costuma ouvir música quando corre. Costuma participar nesta prova tendo sido o 3.543ª classificado com 60m59s.
ERMELINDA OLIVEIRA | INDIVIDUAL
Tem 40 anos e é Administrativa. Correu em adolescente, parou e regressou em Agosto. A sua primeira prova foi a Corrida do Tejo, treina três vezes por semana e ainda não correu uma maratona. Tem dois pares de sapatos e correu agora com uns Kalenji. Não tem GPS e costuma ouvir música quando corre. Estreou-se nesta prova com o tempo de 63m03s, tendo sido a 727ª feminina.
NELSON ALMEIDA | INDIVIDUAL
Tem 44 anos e é empresário. Corre há oito anos e estreou-se na Meia Maratona da Ponte 25 de Abril. Treina três vezes por semana e não correu uma maratona este ano. Tem dois pares de sapatos e correu agora com uns Asics. Tem GPS e não costuma ouvir música quando corre. Veio à prova pela primeira vez, tendo sido o 3.176º da geral com 58m16s.
MARIANA DOMINGUES | INDIVIDUAL
Tem 34 anos e é enfermeira. Corre há cinco anos e estreou-se no Trail Noturno de Óbidos. Treina duas vezes por semana e não correu este ano uma maratona. Tem um par de sapatos Asics, também um GPS e não costuma ouvir música quando corre. Veio à prova pela primeira vez e gostou da organização. Foi a 1958ª da geral com 51m31s.
RESULTADOS 59º GRANDE PRÉMIO DO NATAL/LISBOA (11/12)
Masc.: 1º Hélio Gomes (Sporting CP) 28.41; 2º Hermano Ferreira (SL Benfica) 28.45; 3º Tiago Costa (SL Benfica) 28.48; 4º Sérgio Dias (US) 28.54; 5º Bruno Paixão (Beja AC) 29.12; 6º Hugo Correia (Sporting CP) 29.17; 7º João Pereira (SL Benfica) 29.23; 8º José Moreira (Sporting CP) 29.36; 9º Andralino Furtado (Sporting CP) 29.45; 10º Samuel Freire (SL Benfica) 29.51. Fem.: 1ª Dulce Félix (SL Benfica) 33.15; 2ª Cláudia Pereira (GFD Running) 33.24; 3ª Marisa Barros (SC Salgueiros) 34.03; 4ª Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) 34.11; 5ª Susana Cunha (Linda-a-Pastora SC) 34.22; 6ª Vanessa Fernandes (SL Benfica) 34.29; 7ª Filomena Costa (ACD Jardim da Serra) 35.07; 8ª Sandra Protásio (JOMA) 35.24; 9ª Vera Fernandes (AA Belavista) 35.30; 10ª Melanie Santos (Alhandra SC) 35.54