6ª Corrida Dona Estefânia – Dia da Mãe/Triunfos de Pedro Arsénio e Alexandra Sousa

0
3026

(Fotos de Paulo Alfar)

A Plataforma Cívica em Defesa de um Hospital Pediátrico para Lisboa está de parabéns pelo evento que organizou e que tinha como objetivo a divulgação da defesa de novo Hospital Pediátrico para Lisboa. Muita animação em Belém, numa manhã com a temperatura a subir muito durante a prova de 10 km que reuniu 200 participantes, o número mais fraco das seis edições. (249 em 2016). Apesar do objetivo nobre da iniciativa, a prova tem vindo a decair no número de participantes desde os 421 da primeira edição.

Os vencedores venceram destacados, batendo mesmo os recordes da prova. Pedro Arsénio (Beja AC) isolou-se desde o início, mais valendo dizer que fez a prova em contra-relógio. Ele foi aumentando progressivamente o avanço, terminando em 33m26s. Mais atrás, três atletas entraram na meta separados apenas por um segundo. João Fernandes (GA Fátima) e Francisco Rocha (Mafra com Vento/Estabil) foram ambos cronometrados em 35m16s.

foto-estefania-podio-femininoEm femininos, classificaram-se 71 atletas (35,5%). Alexandra Sousa (GFD Running) venceu também facilmente em 39m48s, deixando Maria Frias (AA Mafra) a 2m37s e Lúcia Oliveira (Generg) a 2m47s. Maria do Carmo Anjos foi a última com 1h22m07s.

Realizou-se ainda uma Caminhada na distância de 4 km que foi bastante participada.

Dia da Mãe

O Dia da Mãe foi celebrado com várias iniciativas. Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de Maio, em homenagem à Virgem Maria, que se celebra neste mês. Houve animação musical e atividades para os mais pequenos. Muitas flores oferecidas durante e no final da prova.

INÊS KOL/INDIVIDUAL

corrida-dTem 36 anos e é advogada. Corre há cinco anos e estreou-se nos 20 km de Almeirim. Treina 3/4 vezes por semana e veio para a modalidade por sua iniciativa. Valoriza mais a água numa corrida e nunca desistiu. Gostou da organização, tendo sido a 82ª da geral e 14ª senhora com 52m06s.

 

 

ANTÓNIO JORGE/TRANQUILIDADE AÇOREANA SEGUROS

corrida-d-estefania-antonio-jorgeTem 62 anos e trabalha numa empresa pública. Corre há 46 anos e estreou-se numa prova de 100 m na pista do Inatel (antiga FNAT) em Lisboa. Treina 4/5 vezes por semana e veio para o atletismo por sua iniciativa. O que mais aprecia numa corrida é o prazer, o bem-estar físico e mental. Valoriza ainda o percurso. Nunca desistiu e gostou da organização. Classificou-se em 123º lugar com 58m34s.

HELENA SANTOS/ TRANQUILIDADE AÇOREANA SEGUROS

corrida-dTem 54 anos e é empregada balcão. Corre há oito anos e estreou-se numa Corrida da Polícia. Treina três vezes por semana e veio par o atletismo por sua iniciativa. Valoriza mais o percurso numa prova e já desistiu uma vez para socorrer uma colega que deu uma queda. Classificou a organização como ótima e não aparece na classificação, embora tenha feito 58m34s.

Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga e Roma

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII – Inglaterra

Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, Anna Jarvis ficou muito triste quando perdeu a sua mãe. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

INÊS KOL/INDIVIDUAL

RESULTADOS 6º CORRIDA DONA ESTEFÂNIA/LISBOA (07/05)

Masculinos

1º Pedro Arsénio (Beja AC) 33.26; 2º João Fernandes (GA Fátima) 35.16; 3º Francisco Rocha (Mafra com Vento/Estabil) 35.16; 4º Jorge Cruz (Mafra com Vento) 35.17; 5º Nuno Silva (Caracóis Sonolentos) 35.55; 6º Pedro Guimarães (CDUL) 36.40; 7º Joel Rodrigues (AA Mafra) 37.56; 8º Mário Zorro (AA Mafra) 37.58; 9º Eduardo Eustáquio (AA Mafra) 37.58; 10º Hugo Augusto (Beja AC) 38.45

Femininos

Alexandra Sousa (GFD Running) 39.48; 2ª Maria Frias (AA Mafra) 42.25, 3ª Lúcia Oliveira (Generg) 42.35; 4ª Benvinda Santos (Juv. Vidigalense) 43.03; 5ª Maria Lucas (Puma do Guincho) 43.47

Resultados completos em: www.xistarca.pt

 

 

 

 

Deixar Resposta