7 de Janeiro: Aniversário de Solange Jesus/Campeã nacional no cross e 3.000 m obstáculos

0
467

Solange Jesus nasceu em 7 de Janeiro de 1987, no lugar do Rego, concelho de Oliveira do Bairro.

Nasceu para o atletismo na Adercus e foi em representação deste clube que cedo começou a destacar-se a nível nacional.

Como juvenil, alcançou o seu primeiro título nacional de 3.000 m. Este foi o primeiro de vários, principalmente nos 3.000m obstáculos na qual se viria a especializar a partir do escalão de júnior.
Em estrada, corta-mato, pista coberta e pista ao ar livre, subiu várias vezes ao pódio em Campeonatos Nacionais de juniores, sub-23 e seniores.
Representou a seleção nacional em Campeonatos da Europa de corta-mato, como júnior e como sub-23.

Na pista, participou como júnior nos 3.000 m obstáculos, nos Campeonatos da Europa e do Mundo. Como sub-23, correu o Campeonato da Europa e alcançou um brilhante 9º lugar da final.

No final do ano de 2010 transferiu-se para o Sporting CP, tendo feito parte das equipas que ganharam os Campeonatos Nacionais de 2012 e de 2013 de Crosse Curto.

Fez parte da equipa do Sporting que em 2014 foi campeã nacional de Corta-Mato, feito que o Clube já não conseguia desde a época de 1974, terminando a prova no 13º lugar que fechou a equipa.

Na época seguinte, integrou a equipa do Sporting que ganhou o Campeonato Nacional de Crosse Curto, classificando-se no 8º lugar nessa competição.

Na época de 2017, fez parte das equipas do Sporting que ganharam o Campeonato Nacional de Corta Mato e o Campeonato Nacional de Crosse Curto.

Em 2018, foi castigada pela Federação com um ano de suspensão, até 13 de Fevereiro deste ano, por falhas na localização para controlo antidoping.

PARABÉNS SOLANGE JESUS!

Deixar Resposta