7 sugestões para não perder a motivação de correr

0
2844

Nem sempre é fácil ter a motivação para correr e manter os treinos em dia. As desculpas são muitas: às vezes, é a cama que nos puxa, outras vezes são aquelas festas com os amigos. Ou porque está a chover…

A verdade é que ficar sem motivação para correr, acontece com a maior parte de nós em algum momento. Para combater qualquer tipo de falta de motivação, apresentamos sete sugestões que lhe permitirá manter-se ativo, seja qual for o seu objetivo.

1 – Encontre o seu grupo
Ter amigos que compartilham dos mesmos hobbies, ajuda a não perder a motivação para correr. Seja no clube onde treina, em páginas ou grupos nas redes sociais, ou treinos entre amigos e grupos que se reúnem para praticar o desporto, não faltam pessoas que têm a mesma paixão.

Quando corremos entre amigos, o estado de espírito muda, vai-se lá não só para correr, mas para rever os amigos, trocar experiências e correr junto. Na teoria da inteligência emocional, o ambiente em grupo muda o estado de espírito e isso faz a motivação também ser diferente.

2 – Treinar em lugares diferentes 
O mesmo trajeto, o mesmo treino e a mesma distância, tornam a corrida monótona. Então procure variar para não perder a motivação de correr. Conhece aquele parque mais longe de casa que nunca experimentou? É uma boa ideia para variar o treino e manter-se motivado. Ir para um trilho ou viajar para uma outra localidade e conhecê-la correndo, também são ideias para melhorar a motivação de correr.

3 – Tenha objetivos 
Criar objetivos ajuda a ter motivação para correr. Escolha uma prova, uma distância nova ou mesmo, tenha uma meta na corrida. Isso ajuda a manter a mente positiva durante os treinos. Emagrecer, correr 10 km e criar pequenos desafios em aumentar a distância semanalmente, são alguns exemplos que pode fazer.

4 – Crie uma rotina de treino
Criar o compromisso de treinar, determinar na agenda, como se fosse uma reunião, como se fosse um compromisso de trabalho, é essencial. É o seu compromisso com o seu corpo e fica mais difícil falhar quando coloca o treino nesses termos.

5 – Invista na corrida
Quando “dói no bolso”, damos mais valor e fica mais complicado perder a motivação. Então, invista na corrida: inscreva-se em provas, compre bons equipamentos. Tudo isso ajuda a manter a motivação para correr lá no alto! Vá à Agenda da Corrida no site da Revista Atletismo e encontre as corridas que lhe interessam.

6 – Aproveite as redes sociais e a tecnologia
Escolher um aplicativo que o ajude a planear o treino e, também, compartilhar nas redes sociais a sua evolução, são formas de se motivar para correr e até criar um ambiente de competição saudável para estimular mais ganhos no desporto.

7 – Varie a atividade física
O chamado descanso ativo pode ser uma boa alternativa para variar o treino e não ficar desmotivado. Andar de bicicleta, fazer uma aula diferente no ginásio, nadar… escolha outra atividade para intercalar com a corrida e fuja do comodismo!

 

Deixar Resposta