A salsa, uma erva originária do Mediterrâneo, é uma das mais populares ervas aromáticas. É universalmente utilizada como tempero de imensos pratos. É usada em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletas e massas.
Mas não vamos pensar na salsa apenas como um enfeite, pois este ingrediente possui alguns benefícios que contribuem para a sua saúde.
- A salsa é rica em muitas vitaminas vitais, incluindo a vitamina C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os seus ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.
- O uso regular de salsa pode ajudar a controlar a pressão arterial. O ácido fólico presente nesta erva é como um tónico para o coração.
- Consuma salsa regularmente e irá sentir um alívio da dor articular. Isso porque, a erva tem propriedades anti-inflamatórias.
- O chá de salsa relaxa os músculos e estimula a digestão de proteínas e gorduras.
- A Salsa é uma usina de clorofila, o que ajuda a frear o crescimento de bactérias más, pois tem propriedades antibacterianas. A clorofila encontrada na salsa é um bom remédio para evitar o mau hálito.
- Estudos indicam que a salsa, especialmente o seu óleo essencial, pode ter um papel na inibição de tumores cancerígenos. Na verdade, os cientistas têm referido a salsa como um alimento ‘quimiopreventivo’.
- A salsa é carregada com vitamina C e ferro. Estes nutrientes fazem desta erva, um alimento útil no combate à fadiga.
- A salsa é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedras nos rins, reumatismo e cólicas menstruais.
Mais vitamina C que a laranja
Sabia que a salsa contém mais vitamina C que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166 mg por 100 g). Isto é três vezes mais do que uma laranja.
Consumo
O consumo da salsa é seguro para a maioria dos adultos. Nalgumas pessoas, a salsa pode causar reações alérgicas na pele. Consumir grandes quantidades de salsa pode causar outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins.