A Talassoterapia, do Grego Thalassa, baseia-se na utilização das propriedades únicas do meio marinho – água do mar, algas e microclima para fins terapêuticos, num ambiente controlado e sob vigilância médica.
Há cerca de duas décadas a Talassoterapia era praticamente desconhecida mas nos últimos anos, tem vindo a ganhar adeptos na área da reeducação física e cura de saúde e bem-estar. Esta terapia promove um conjunto de benefícios preventivos e curativos para a saúde do nosso organismo devido ao facto do meio marinho possuir características verdadeiramente únicas tais como:
- A composição química da água onde se encontram sais minerais e oligoelementos essenciais ao organismo – magnésio, potássio, cálcio e sódio
- O poder tonificante e drenante das algas
- As características do clima marinho que é húmido, caracterizado pela presença de ventos e brisas que permitem produzir verdadeiros aerossóis de água do mar.
A combinação da ação térmica da água do mar – aquecida a 34-38ºC com tratamentos específicos como a hidromassagem, circuitos de hidromassagem, ginástica dentro de água, duche escocês e aplicações tópicas, potencia um conjunto de benefícios tais como:
- Melhor absorção dos sais minerais e oligoelementos através da pele, criando uma reserva destes no organismo.
- Hidratação e regeneração da pele.
- Estimulação do metabolismo, facilitando a assimilação de nutrientes.
- Eliminação de resíduos, promovendo a desintoxicação.
- Relaxamento e alívio da dor e do espasmo muscular
- Aumento da amplitude de movimento corporal
- Melhoria das atividades funcionais da marcha
- Fortalecimento muscular e reeducação dos músculos paralisados.