Dez dicas para ajudar a digestão

0
3504

Não anda bem do estômago? Está sempre com a sensação de barriga inchada? Não consegue ir ao wc todos os dias? A digestão tem como função quebrar os alimentos ingeridos em nutrientes que o corpo precisa, excluindo o que não presta. E se trata a saúde digestiva com negligência, o seu corpo pode passar por uns maus bocados devido a essa falta de nutrientes. Se é o seu caso, existe uma saída.

Veja dez dicas para ajudar a digestão

A  sua digestão é diretamente impactada pelos alimentos que come e o estilo de vida que leva. Tomando os passos certos para melhorar a sua digestão, não só esse sistema do corpo funcionará com mais qualidade, mas a sua saúde como um todo será beneficiada de diversas formas. Então sem demora, vamos às dicas para melhorar o seu sistema digestivo.

1) Faça uma dieta com alimentos ricos em fibras

Uma forma muito simples de melhorar a sua digestão sem grandes mistérios é através de uma alimentação à base de fibras. Grãos, vegetais, legumes e frutas de um modo geral possuem uma boa quantidade de fibras, que entre outros benefícios, aumenta a sensação de saciedade, facilitando o processo digestivo a longo prazo. Além disso, ainda ajuda a manter o peso, já que o espaço entre as refeições fica melhor definido.

Outro excelente benefício de uma dieta rica em fibras, é a prevenção de várias doenças e transtornos no sistema digestivo. Só para citar alguns, estão a hemorroida, a síndrome do intestino irritado, e a diverticulose.

Exemplos de Alimentos

  • Aipo
  • Maçã
  • Aveia
  • Grão de Bico
  • Cenoura

2) Coma fibras insolúveis e solúveis

É importante que se consuma ambos os tipos de fibra, em que cada uma auxilia o seu sistema digestivo de formas diferentes. A fibra insolúvel, mais conhecida como forragem ou comida frugal, não costuma ser totalmente digerida pelo organismo, o que reforça o processo de excreção.

Por outro lado, a fibra solúvel é absorvida com mais facilidade pelo organismo, o que também facilita o processo de digestão. O equilíbrio entre as duas é o segredo para um estômago e intestino saudáveis. Veja boas fontes de fibra insolúvel e solúvel para facilitar a sua dieta.

Fibra Insolúvel

  • Farelo de Trigo
  • Vegetais (pimentão, pepino, couve-flor, brócolos)
  • Grãos (feijão, arroz integral, aveia)

Fibra Solúvel

  • Nozes
  • Sementes (linhaça, centeio, castanha de caju)
  • Legumes (beterraba, abóbora)

3) Prefira Carnes Magras

Proteínas são uma parte essencial de uma dieta saudável, mas as más gorduras podem prejudicar o processo de digestão, como vamos ver no tópico seguinte. Ao comer carnes, prefira manter uma dieta com carnes de aves ou porco, que equilibram a quantidade de gordura sem pesar no organismo.

4) Limite os alimentos com alto nível de gordura

De forma geral, carnes muito gordurosas consomem muita energia do sistema digestivo, tornando o processo mais demorado, e contribuindo para aquela sensação de cansaço que o corpo sente após a refeição. Mas como as gorduras são necessárias para o organismo, o ideal é preferir carnes magras, que não o tiram da dieta. Portanto, evite ao máximo comidas muito gordurosas e fritos, até para prevenir doenças em outras áreas, como no coração, por exemplo.

5) Incorpore Probióticos na sua dieta

Probióticos são bactérias benignas, presentes no intestino. A sua função é garantir que efeitos como stress, uma dieta pobre e mesmo antibióticos não afetem o seu organismo de maneira muito pesada. Além disso, eles podem facilitar a absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico, e combater a síndrome do intestino irritável se forem bem estimulados. Portanto, incluir probióticos na sua dieta pode facilitar e muito o seu sistema digestivo.

Exemplos de alimentos ricos em Probióticos

  • Iogurte
  • Kefir
  • Queijo
  • Leite Fermentado

6) Coma na hora certa

O segredo de um sistema digestivo saudável não é comer pouco ou muito, mas a quantidade certa nos horários certos. Então pode lanchar sem problemas mas não exagere. E procure sempre manter os momentos adequados para comer, seja lanches ou as refeições principais, e o seu estômago vai recompensá-lo de várias formas.

7) Beba bastante água

Beber água com uma frequência é bom para a sua digestão. A presença constante de água no sistema digestivo ajuda a dissolver gorduras e fibra solúvel, permitindo que essas substâncias passem com mais facilidade. Aqueles dois litros por dia fazem muita diferença.

8) Salte os maus hábitos

Bebidas alcoólicas, cafeína e cigarros podem interferir no funcionamento do seu sistema digestivo, levando a problemas como azias e úlceras. Procure acabar com esses hábitos de uma vez, vai ver como fica mais tranquilo.

9) Faça exercícios regularmente

Praticar algum desporto ou arte marcial, ou apenas fazer boas caminhadas, mantém os alimentos movendo-se com mais facilidade no sistema digestivo. Além disso, a prática constante ajuda a manter o peso ideal, então procure fazer exercícios pelo menos três vezes por semana.

10) Controle o stress

Excesso de stress ou ansiedade pode interferir no sistema digestivo, levando a níveis insuportáveis. Procurar atividades que reduzam o seu stresse.

 

Deixar Resposta