A Câmara Municipal de Mira vai organizar a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, evento que decorrerá pela primeira vez na região centro do país.
O evento decorrerá na Pista Municipal de Corta-Mato de Mira, na Praia de Mira, no dia 4 de fevereiro, a partir das 10 horas.
A prova é organizada sob a égide da Associação Europeia de Atletismo e destina-se às equipas campeãs nacionais de cada país europeu, representadas por atletas com idades a partir dos 17 anos.
Espera-se a participação de cerca de 64 equipas, distribuídas por 25 países, num total aproximado de 350 atletas.
A Câmara de Mira apresentou uma candidatura aos fundos do programa de qualificação turística Valorizar, destinada a suportar parcialmente os custos de organização da prova.
A candidatura tem o apoio da Turismo Centro “devido ao impacto que a prova terá dentro e fora de Portugal”, revelou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida. Um primeiro sinal desse impacto reside nos principais hotéis de Mira estarem já esgotados para o fim de semana da competição, o mesmo acontecendo nos concelhos vizinhos de Cantanhede, Vagos e Aveiro.
“Trata-se de um evento com repercussão internacional assinalável, que irá atrair milhares de visitantes ao concelho e à região Centro, dinamizando a economia local”, disse Raul Almeida.
A Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato de 2018 vai ser oficialmente apresentada a 25 de Janeiro, dia em que encerram as inscrições das equipas. Só nessa altura será tornado público o orçamento e serão divulgados pormenores sobre a transmissão televisiva, que ainda está a ser negociada.
Entretanto, já decorrem obras de beneficiação da pista de 1.750 metros da Praia de Mira, que foi oficialmente inaugurada em 2016, durante o Campeonato Nacional de Corta-Mato.