A Secção de Atletismo da Casa Benfica Algueirão Mem Martins foi criada em 2009 e tem atualmente 104 atletas. Campeã nacional em veteranos na estrada e corta-mato, vence há cinco anos consecutivos o Troféu de Atletismo Sintra a Correr.
A Casa Benfica Algueirão Mem Martins (CBAMM) foi fundada em 28 de Fevereiro de 2008. No ano seguinte, nasceu a Secção de Atletismo que já tem 104 atletas. A Casa tem para além do atletismo, a Secção de Bilhar em funcionamento com 50 praticantes.
950 sócios e 104 atletas
Avelino D’Almeida é o presidente da CBAMM que tem a sua sede em Algueirão com 950 sócios que pagam dois euros de quotas mensais, com os atletas a pagarem apenas um euro.
Joaquim Costa é o responsável da Secção de Atletismo e também o seu treinador. Os 104 atletas que representam o clube participam em provas de estrada, corta-mato e pista. 19 deles são maratonistas.
“Todos os atletas merecem a nossa consideração porque todos eles fazem falta à equipa”
Objetivos ambiciosos
A CBAMM tem objetivos ambiciosos para esta época que passam pela revalidação dos títulos coletivos em veteranos dos Nacionais de Estrada, do Corta-Mato Longo e Curto, da Maratona e Meia Maratona. Ainda do Troféu de Atletismo Sintra a Correr, onde são vencedores crónicos há cinco anos consecutivos.
Para o vice-presidente e atleta José Piçarra, o clube está satisfeito com os resultados obtidos. Não menciona um nome que mereça uma referência especial e justifica: “todos os atletas merecem a nossa consideração porque todos eles fazem falta à equipa”.
Piçarra lamenta a falta de uma pista sintética na zona de Mem Martins.
CASA BENFICA ALGUEIRÃO-MEM MARTINS
Concelho: Sintra
Ano fundação: 2008
Presidente: Avelino D’Almeida
Sócios: 950
Atletas: 104
Técnicos: 1
Orçamento: 4 mil euros
Orçamento de 4.000 euros
O orçamento da Secção ronda os quatro mil euros e para fazer face às despesas, conta com uma comparticipação da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, do prémio como vencedor do Troféu de Atletismo Sintra a Correr, de rifas e de apoios dos atletas.
O CBAMM paga as inscrições para as provas federadas. Já as inscrições para as provas populares são pagas pelos atletas. As camisolas são oferecidas por Joaquim Costa com os atletas a pagarem o restante equipamento. Quanto aos transportes, os atletas utilizam as suas viaturas quando correm na região de Lisboa e alugam um autocarro quando a prova é longe.
Correr duas provas seguidas
Quanto a estórias, José Piçarra relata-nos uma passada este ano numa prova de crosse integrada no Sintra a Correr: ”uma atleta foi fazer a prova que não era do seu escalão e depois, teve de fazer a do seu”.
A “ver passar os comboios”
Esta estória passou-se com outro atleta, também no Sintra a Correr. Estava a ver uma das provas por escalões quando percebeu que aquela, era também a sua, ao ver passar os seus colegas do mesmo escalão.