A IAAF anunciou ontem um acordo com a Federação dos Estados Unidos para um torneio entre a Europa e os EUA, ao estilo da tradicional Ryder Cup em golfe e com as regras de pontuação habituais em encontros de equipas de atletismo.
A competição disputar-se-á em Minsk, capital da Bielorrússia, em 9 e 10 de Setembro do próximo ano, duas semanas antes do início do Mundial de Doha.
O estádio escolhido é o do Dínamo de Minsk com capacidade para 22 mil pessoas e que também em 2019, receberá a segunda edição dos Jogos Europeus.
Nesta competição original, cada equipa terá quatro atletas por prova e os vencedores individuais das provas receberão sete mil euros e seis mil nas estafetas.
“Será o primeiro Europa-EUA desde 1960”, disse Svein Arne Hansen, presidente da Federação Europeia de Atletismo. Sven disse ainda que a competição incluirá todas as disciplinas do programa até aos 3.000 m, não terá a estafeta 4×400 m mas uma estafeta mista que servirá de preparação para os 4×400 m nos Jogos Olímpicos de Tóquio.